Discutir leitura enquanto aspecto fundante na formação do indivíduo é uma tarefa desafiadora, visto que, muitos têm sido os pressupostos e vertentes circundantes em torno dessa temática. Para estudá-la, propomo-nos a realizar uma pesquisa qualitativa, com método indutivo, que envolve três abordagens breves: primeiro, discutiremos a leitura literária no âmbito escolar; depois, abordaremos as influências da mediação da leitura em sala de aula para a construção cognitiva e crítica dos alunos; por fim, apresentaremos o resultado de questionários aplicados a alunos egressos de sala de leitura do Ensino Fundamental dos anos finais de uma escola pública, de modo a refletir as concepções de leitura desses alunos e as contribuições do ensino da leitura literária para a sua formação, após decorrido cinco anos de conclusão dos anos finais do Ensino Fundamental destes alunos. Mediante os estudos teóricos bibliográficos realizados e por meio das reflexões do questionário aplicado concluiu-se que as leituras literárias realizadas com os alunos, quando mediadas significativamente, ficam em sua memória e, não só ressignificam a vida, mas contribui decisivamente para o caráter formativo e a construção crítica e reflexiva enquanto condição humana.