Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE PORCENTAGEM À LUZ DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM UMA TURMA DO PROEJA GUIA DE TURISMO

Palavra-chaves: PORCENTAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, PROEJA Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21566
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 845
    "inscrito_id" => 8796
    "titulo" => "O ENSINO DE PORCENTAGEM À LUZ DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM UMA TURMA DO PROEJA  GUIA DE TURISMO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de transposição didática do conteúdo de porcentagem com uso de infográficos em uma turma do segundo módulo de Matemática do curso Proeja Guia de Turismo. Adotamos como pressuposto a Educação Matemática Crítica observando que a Matemática não deve ser apenas uma descrição da natureza e sim uma via de reflexão sobre a sociedade. Sob essa perspectiva, utilizamos uma metodologia na qual a turma dividiu-se em grupos para buscar o conceito de infográfico e exemplos na internet que tratassem de assuntos em evidência na atualidade apresentadas sob a forma de porcentagem. Além disso, deveriam construir um infográfico sobre o turismo no Espirito Santo. O resultado do trabalho foi exposto em forma de pôsteres e cartazes que foram discutidos junto à turma, buscando provocar uma reflexão sobre os temas através de porcentagens “alarmantes”. Posteriormente, a turma expôs o trabalho em uma feira de Matemática e recebeu prêmio de destaque. Assim, a porcentagem serviu como instrumento para conscientização dos alunos, tanto em relação à temas atuais quanto à exploração do turismo em seu estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "PORCENTAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, PROEJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID8796_11082016113301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA CHAGAS DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA ANDRADE"
    "autor_email" => "bia.profmat@gmail.com"
    "autor_ies" => "CEFET-RJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21566
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 845
    "inscrito_id" => 8796
    "titulo" => "O ENSINO DE PORCENTAGEM À LUZ DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM UMA TURMA DO PROEJA  GUIA DE TURISMO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de transposição didática do conteúdo de porcentagem com uso de infográficos em uma turma do segundo módulo de Matemática do curso Proeja Guia de Turismo. Adotamos como pressuposto a Educação Matemática Crítica observando que a Matemática não deve ser apenas uma descrição da natureza e sim uma via de reflexão sobre a sociedade. Sob essa perspectiva, utilizamos uma metodologia na qual a turma dividiu-se em grupos para buscar o conceito de infográfico e exemplos na internet que tratassem de assuntos em evidência na atualidade apresentadas sob a forma de porcentagem. Além disso, deveriam construir um infográfico sobre o turismo no Espirito Santo. O resultado do trabalho foi exposto em forma de pôsteres e cartazes que foram discutidos junto à turma, buscando provocar uma reflexão sobre os temas através de porcentagens “alarmantes”. Posteriormente, a turma expôs o trabalho em uma feira de Matemática e recebeu prêmio de destaque. Assim, a porcentagem serviu como instrumento para conscientização dos alunos, tanto em relação à temas atuais quanto à exploração do turismo em seu estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "PORCENTAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, PROEJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID8796_11082016113301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA CHAGAS DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA ANDRADE"
    "autor_email" => "bia.profmat@gmail.com"
    "autor_ies" => "CEFET-RJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de transposição didática do conteúdo de porcentagem com uso de infográficos em uma turma do segundo módulo de Matemática do curso Proeja Guia de Turismo. Adotamos como pressuposto a Educação Matemática Crítica observando que a Matemática não deve ser apenas uma descrição da natureza e sim uma via de reflexão sobre a sociedade. Sob essa perspectiva, utilizamos uma metodologia na qual a turma dividiu-se em grupos para buscar o conceito de infográfico e exemplos na internet que tratassem de assuntos em evidência na atualidade apresentadas sob a forma de porcentagem. Além disso, deveriam construir um infográfico sobre o turismo no Espirito Santo. O resultado do trabalho foi exposto em forma de pôsteres e cartazes que foram discutidos junto à turma, buscando provocar uma reflexão sobre os temas através de porcentagens “alarmantes”. Posteriormente, a turma expôs o trabalho em uma feira de Matemática e recebeu prêmio de destaque. Assim, a porcentagem serviu como instrumento para conscientização dos alunos, tanto em relação à temas atuais quanto à exploração do turismo em seu estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.