Este trabalho descreve uma sequência didática elaborada e adaptada no âmbito do Estágio Supervisionado de professores de Matemática para o Ensino Fundamental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal/RN, realizada com uma turma de 9º ano na Escola Estadual Jorge Fernandes na mesma cidade. Neste sentido, o objetivo principal foi o incentivo à aprendizagem do conteúdo de equações do 2º grau de forma lúdica e dinâmica, utilizando a História da Matemática como objeto problematizador em questão. A atividade foi proposta tendo como principal referencial os Parâmetros Curriculares Nacionais e apoiada em Tendências da Educação Matemática. Constatou-se que os estudantes da turma obtiveram bons resultados ao decorrer das avaliações em aula e se percebeu entusiasmo no decorrer da atividade, pois era diferente das habituais, apropriando-se melhor dos assuntos referentes às Equações do 2º grau. Essa abordagem tem sua importância considerando a atual situação do ensino da Matemática, fazendo-se necessário um trabalho dinâmico e adequado ao ensino desse conteúdo no nível fundamental.