Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UM OLHAR SOBRE CRIANÇAS PORTADORAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: TDA/H, PROFESSORES, COMPORTAMENTO Pôster (PO) Educação Infantil
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      O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/¹H) é ocasionado por vários fatores, não se tem uma única causa. Os portadores de TDA/H muitas vezes desconhecem o fato de que sua condição é um transtorno já identificado pela medicina e que tem tratamento comportamental e medicamentoso, que pode melhorar em muito a vida de quem sofre com este transtorno. A escolha do tema a ser abordado deu-se pelo fato de ser um assunto relativamente novo, que muitas pessoas desconhecem, inclusive educadores, porém de grande importância do ponto de vista pedagógico. Visto que é um distúrbio que afeta diretamente o aprendizado e que se não tratado na infância, estende-se para a idade adulta trazendo consequências para os diversos setores da vida, resolveu-se buscar o aprofundamento desse assunto.  \r\n
      O fato é que existem maneiras de diagnosticar esse transtorno, que quando feito precocemente é mais fácil de ser tratado, ocorrendo a possibilidade de essa criança tornar-se, adulto realizado, atento e acima de tudo poderá utilizar sua capacidade intelectual de forma completa e sem limitações. \r\n
      Objetivamos analisar os transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e as consequências na vida escolar das crianças nesse ambiente, o impacto do TDA/H na vida social das crianças portadoras, avaliar o nível de conhecimento dos educadores em relação ao TDA/H e o nível de preparação da equipe pedagógica para lidar com as crianças portadoras de TDA/H.\r\n
      O método utilizado para amparar a pesquisa foi bibliográfico inicialmente, baseamo-nos na análise e na investigação, onde foram utilizados livros e artigo para dar suporte à produção do conhecimento sobre o assunto TDA/H. Através dessa abordagem, futuramente será possível desenvolver métodos dentro de escolas, para a aplicação de questionamentos para analisar o comportamento dessas crianças e medir a incidência de casos existentes, assim como conhecer as estratégias de avaliação e intervenção dos profissionais dentro do ambiente escolar.\r\n
      Algumas maneiras da escola perceber esse fator que tanto os preocupa é fazer observações a respeito do comportamento dessas crianças. A identificação desses sintomas é mais fácil quando a criança é hiperativa, porque ela incomoda, é inquieta, desatenta, resiste às regras, é agressiva e sem limites. Mas uma criança retraída e tímida também pode ter TDA. São casos mais difíceis de identificar, mas apresentam alguns dos sintomas citados anteriormente também, como a resistência em concluir as tarefas, igualmente nas crianças hiperativas. Segundo Cirio, (2008), “isso não acontece, pois os portadores de TDA/H têm, em geral, QI médio para superior’’. A criança com TDA/H ela faz primeiro, pensa depois. Por essa razão na maioria das vezes são taxadas de mal-educadas, imaturas ou pouco dotadas intelectualmente.Crianças com TDA/H em geral tem grande potencial. O papel de pais e educadores na identificação do transtorno e condução do problema é de suma importância, uma vez que o acompanhamento e tratamento adequado farão toda a diferença na evolução dessa criança para um adulto realizado que aproveitará ao máximo seus potenciais intelectuais, ou se tornará um ser humano frustrado, que perde oportunidades na vida por não acreditar em seu potencial.
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      O fato é que existem maneiras de diagnosticar esse transtorno, que quando feito precocemente é mais fácil de ser tratado, ocorrendo a possibilidade de essa criança tornar-se, adulto realizado, atento e acima de tudo poderá utilizar sua capacidade intelectual de forma completa e sem limitações. \r\n
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      O método utilizado para amparar a pesquisa foi bibliográfico inicialmente, baseamo-nos na análise e na investigação, onde foram utilizados livros e artigo para dar suporte à produção do conhecimento sobre o assunto TDA/H. Através dessa abordagem, futuramente será possível desenvolver métodos dentro de escolas, para a aplicação de questionamentos para analisar o comportamento dessas crianças e medir a incidência de casos existentes, assim como conhecer as estratégias de avaliação e intervenção dos profissionais dentro do ambiente escolar.\r\n
      Algumas maneiras da escola perceber esse fator que tanto os preocupa é fazer observações a respeito do comportamento dessas crianças. A identificação desses sintomas é mais fácil quando a criança é hiperativa, porque ela incomoda, é inquieta, desatenta, resiste às regras, é agressiva e sem limites. Mas uma criança retraída e tímida também pode ter TDA. São casos mais difíceis de identificar, mas apresentam alguns dos sintomas citados anteriormente também, como a resistência em concluir as tarefas, igualmente nas crianças hiperativas. Segundo Cirio, (2008), “isso não acontece, pois os portadores de TDA/H têm, em geral, QI médio para superior’’. A criança com TDA/H ela faz primeiro, pensa depois. Por essa razão na maioria das vezes são taxadas de mal-educadas, imaturas ou pouco dotadas intelectualmente.Crianças com TDA/H em geral tem grande potencial. O papel de pais e educadores na identificação do transtorno e condução do problema é de suma importância, uma vez que o acompanhamento e tratamento adequado farão toda a diferença na evolução dessa criança para um adulto realizado que aproveitará ao máximo seus potenciais intelectuais, ou se tornará um ser humano frustrado, que perde oportunidades na vida por não acreditar em seu potencial.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/¹H) é ocasionado por vários fatores, não se tem uma única causa. Os portadores de TDA/H muitas vezes desconhecem o fato de que sua condição é um transtorno já identificado pela medicina e que tem tratamento comportamental e medicamentoso, que pode melhorar em muito a vida de quem sofre com este transtorno. A escolha do tema a ser abordado deu-se pelo fato de ser um assunto relativamente novo, que muitas pessoas desconhecem, inclusive educadores, porém de grande importância do ponto de vista pedagógico. Visto que é um distúrbio que afeta diretamente o aprendizado e que se não tratado na infância, estende-se para a idade adulta trazendo consequências para os diversos setores da vida, resolveu-se buscar o aprofundamento desse assunto. O fato é que existem maneiras de diagnosticar esse transtorno, que quando feito precocemente é mais fácil de ser tratado, ocorrendo a possibilidade de essa criança tornar-se, adulto realizado, atento e acima de tudo poderá utilizar sua capacidade intelectual de forma completa e sem limitações. Objetivamos analisar os transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e as consequências na vida escolar das crianças nesse ambiente, o impacto do TDA/H na vida social das crianças portadoras, avaliar o nível de conhecimento dos educadores em relação ao TDA/H e o nível de preparação da equipe pedagógica para lidar com as crianças portadoras de TDA/H. O método utilizado para amparar a pesquisa foi bibliográfico inicialmente, baseamo-nos na análise e na investigação, onde foram utilizados livros e artigo para dar suporte à produção do conhecimento sobre o assunto TDA/H. Através dessa abordagem, futuramente será possível desenvolver métodos dentro de escolas, para a aplicação de questionamentos para analisar o comportamento dessas crianças e medir a incidência de casos existentes, assim como conhecer as estratégias de avaliação e intervenção dos profissionais dentro do ambiente escolar. Algumas maneiras da escola perceber esse fator que tanto os preocupa é fazer observações a respeito do comportamento dessas crianças. A identificação desses sintomas é mais fácil quando a criança é hiperativa, porque ela incomoda, é inquieta, desatenta, resiste às regras, é agressiva e sem limites. Mas uma criança retraída e tímida também pode ter TDA. São casos mais difíceis de identificar, mas apresentam alguns dos sintomas citados anteriormente também, como a resistência em concluir as tarefas, igualmente nas crianças hiperativas. Segundo Cirio, (2008), “isso não acontece, pois os portadores de TDA/H têm, em geral, QI médio para superior’’. A criança com TDA/H ela faz primeiro, pensa depois. Por essa razão na maioria das vezes são taxadas de mal-educadas, imaturas ou pouco dotadas intelectualmente.Crianças com TDA/H em geral tem grande potencial. O papel de pais e educadores na identificação do transtorno e condução do problema é de suma importância, uma vez que o acompanhamento e tratamento adequado farão toda a diferença na evolução dessa criança para um adulto realizado que aproveitará ao máximo seus potenciais intelectuais, ou se tornará um ser humano frustrado, que perde oportunidades na vida por não acreditar em seu potencial.

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