DESCOBRINDO E APREDENDO UMA MANEIRA SIMPLES DE ESTUDAR OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20651 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2959 "inscrito_id" => 426 "titulo" => "DESCOBRINDO E APREDENDO UMA MANEIRA SIMPLES DE ESTUDAR OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA" "resumo" => "Este texto tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada durante a disciplina de Metodologia do Ensino das Ciências. Alguns autores citados apresentam quatro modelos distintos para o ensino das Ciências. Durante a realização desse componente, desenvolvemos uma sequência didática tendo como conteúdos os estados físicos da água e suas mudanças. Desenvolvemos a aplicação desta sequência didática na turma do quinto (5º) ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de Bom Jardim/PE. Há princípio usamos como base o nosso trabalho à Base Nacional Comum Curricular e para melhor interpretação desta experiência adotamos como referência os documentos de Carvalho (2004), Demétrio (2007) e Lira (2004) entre outros que debatem sobre o assunto. Utilizamos uma experiência relacionada com o cotidiano dos estudantes, buscando motivando-os a constituir uma relação com seu dia-a-dia, pois se utilizasse só a explicação para os processos científicos existiria uma lacuna mediante aos assuntos, portanto constantemente haverá a necessidade de ter uma devida discussão e integração com outros contextos. Portanto, induzimos os estudantes à reconhecer os materiais que se apresenta na natureza nos estados gasoso, líquido e sólido; desta maneira, os estudantes poderão observar essas implicações na vida diária. Nesse pensamento, estimulamos a curiosidade dos estudantes com problemas adequados com a maturidade cognitiva, desta forma, propiciamos situações para os estudantes desenvolver as múltiplas aprendizagens. Compreendemos que no decorrer da experiência os estudantes entenderam melhor o conteúdo os estudante mostraram - se encantados e ao mesmo tempo supressos com todas as etapas do trabalho, pois foi novidade a utilização do experimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DAS CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID426_17082016204022.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANE LOPES" "autor_email" => "dainlopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20651 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2959 "inscrito_id" => 426 "titulo" => "DESCOBRINDO E APREDENDO UMA MANEIRA SIMPLES DE ESTUDAR OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA" "resumo" => "Este texto tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada durante a disciplina de Metodologia do Ensino das Ciências. Alguns autores citados apresentam quatro modelos distintos para o ensino das Ciências. Durante a realização desse componente, desenvolvemos uma sequência didática tendo como conteúdos os estados físicos da água e suas mudanças. Desenvolvemos a aplicação desta sequência didática na turma do quinto (5º) ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de Bom Jardim/PE. Há princípio usamos como base o nosso trabalho à Base Nacional Comum Curricular e para melhor interpretação desta experiência adotamos como referência os documentos de Carvalho (2004), Demétrio (2007) e Lira (2004) entre outros que debatem sobre o assunto. Utilizamos uma experiência relacionada com o cotidiano dos estudantes, buscando motivando-os a constituir uma relação com seu dia-a-dia, pois se utilizasse só a explicação para os processos científicos existiria uma lacuna mediante aos assuntos, portanto constantemente haverá a necessidade de ter uma devida discussão e integração com outros contextos. Portanto, induzimos os estudantes à reconhecer os materiais que se apresenta na natureza nos estados gasoso, líquido e sólido; desta maneira, os estudantes poderão observar essas implicações na vida diária. Nesse pensamento, estimulamos a curiosidade dos estudantes com problemas adequados com a maturidade cognitiva, desta forma, propiciamos situações para os estudantes desenvolver as múltiplas aprendizagens. Compreendemos que no decorrer da experiência os estudantes entenderam melhor o conteúdo os estudante mostraram - se encantados e ao mesmo tempo supressos com todas as etapas do trabalho, pois foi novidade a utilização do experimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DAS CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID426_17082016204022.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANE LOPES" "autor_email" => "dainlopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }