Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMPODERAMENTO DE MULHERES CAMPONESAS DO SUDESTE GOIANO COM O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, PROJETOS DE VIDA, MULHERES, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

o presente estudo pretende compreender como a inserção na LEdoC da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão tem contribuído para as mudanças nas vidas das discentes camponesas do curso, no âmbito pessoal, familiar e social. Para que assim possamos analisar como a Licenciatura vem contribuindo na transformação e superação das relações sociais patriarcais. A pesquisa é qualitativa. O perfil das mulheres da LEdoC, UFG, Regional Catalão são: idade entre 20 e 50 anos, moradoras da zona rural ou municípios rurais, casadas, afrodescendentes e brancas e com filhos. Um dos pontos de destaque nas respostas das mulheres futuras Educadoras do Campo é o fato do ingresso na Universidade ser a realização de um sonho. Observou - se o impacto no ingresso a Licenciatura na autoestima das discentes, que as deixa mais confiantes para se colocar no nas relações sociais, e as empoderou para se expressar melhor em grupos da sociedade. A LEdoC enquanto curso de Educação Superior com o compromisso social e política em forma Educadoras do Campo vem consolidando seu papel com o empoderamento das mulheres. Contribuindo para uma nova organização social com bases no MMC, que almeja um campo com mais igualdade de gênero e de classe, rompendo as relações patriarcais capitalistas, possibilitando-as fazer o que antes era inimaginável.

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