Neste trabalho apresentamos a importância da trigonometria no Ensino Médio, as dificuldades dos alunos mediante esse assunto e algumas alternativas para melhorar o desempenho dos estudantes. Alguns dos pontos que abordaremos são os fatores que influenciam tanto de forma positiva como negativa no aprendizado dos alunos e a rejeição desse conteúdo na sala de aula, tendo em vista a necessidade de analisar os profissionais que estão ministrando as aulas, pois muitas vezes os mesmos apresentam certo receio ao abordar o conteúdo. A Trigonometria permite solucionar tanto problemas intrínseco da Matemática quanto do nosso dia-a-dia, por isso o objetivo de se estudar as funções trigonométricas vai além da sala de aula ou ser aprovado, é necessário compreender a sua importância, ajudar a desenvolver aplicações do cotidiano e em algumas profissões, entretanto isso será possível se os profissionais da educação passarem a ser o grande mediador desse conhecimento, propondo assim estratégias na aula de matemática com aspectos concretos do cotidiano dos estudantes, sem perder a formalidade. A proposta é intervir de formal direta na sala de aula para que os alunos participem, tirem suas dúvidas e construam com o professor o conhecimento. A finalidade da intervenção é a permanência do aluno em sala de aula e a ruptura da rejeição com a trigonometria.