Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O INGLÊS E O LÚDICO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: NOVAS METODOLOGIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21613
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3068
    "inscrito_id" => 5653
    "titulo" => "O INGLÊS E O LÚDICO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "As disciplinas de química e inglês por diversas vezes foram rotuladas como uma disciplina difícil, tendo em vista em fazer com que a aula torne-se atrativa e dinâmica não é uma tarefa fácil, principalmente pela falta de interesse e desanimo na assimilação dos conteúdos lecionados. Diante desta problemática o presente trabalho objetivou utilizar o lúdico e o inglês como forma de promover um ensino mais interativo e descontraído, buscando trazer a interdisciplinaridade do inglês com a química através do lúdico, dinamizando o conteúdo abordado na sala de aula, mais precisamente falando química orgânica e o conhecimento prévio do inglês. Desenvolvendo nos alunos o interesse pelas disciplinas juntamente com seu conhecimento cognitivo, ou seja, fazendo com que o aluno aprenda brincando. Para a realização do mesmo, utilizou-se de um jogo lúdico, onde a partir do mesmo os docentes deveriam responder a um questionário com questões objetivas e subjetivas visando avaliar a interdisciplinaridade do inglês com a química orgânica através do jogo, onde responderam o questionário dois professores de química e um de inglês, sendo eles da rede públicas e privadas de ensino.  Assim sendo, notou-se que a utilização do jogo nas aulas é um fator inovador para o professor, ajudando-o no processo de ensino-aprendizagem do aluno, contribuindo positivamente na interação professor-aluno. Mas também, outro ponto favorável é o trabalho em equipe e desenvolvimento das habilidades cognitivas e aperfeiçoamento das práticas docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "NOVAS METODOLOGIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID5653_17082016231946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VERÔNICA"
    "autor_email" => "mariaveronica3@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21613
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3068
    "inscrito_id" => 5653
    "titulo" => "O INGLÊS E O LÚDICO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "As disciplinas de química e inglês por diversas vezes foram rotuladas como uma disciplina difícil, tendo em vista em fazer com que a aula torne-se atrativa e dinâmica não é uma tarefa fácil, principalmente pela falta de interesse e desanimo na assimilação dos conteúdos lecionados. Diante desta problemática o presente trabalho objetivou utilizar o lúdico e o inglês como forma de promover um ensino mais interativo e descontraído, buscando trazer a interdisciplinaridade do inglês com a química através do lúdico, dinamizando o conteúdo abordado na sala de aula, mais precisamente falando química orgânica e o conhecimento prévio do inglês. Desenvolvendo nos alunos o interesse pelas disciplinas juntamente com seu conhecimento cognitivo, ou seja, fazendo com que o aluno aprenda brincando. Para a realização do mesmo, utilizou-se de um jogo lúdico, onde a partir do mesmo os docentes deveriam responder a um questionário com questões objetivas e subjetivas visando avaliar a interdisciplinaridade do inglês com a química orgânica através do jogo, onde responderam o questionário dois professores de química e um de inglês, sendo eles da rede públicas e privadas de ensino.  Assim sendo, notou-se que a utilização do jogo nas aulas é um fator inovador para o professor, ajudando-o no processo de ensino-aprendizagem do aluno, contribuindo positivamente na interação professor-aluno. Mas também, outro ponto favorável é o trabalho em equipe e desenvolvimento das habilidades cognitivas e aperfeiçoamento das práticas docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "NOVAS METODOLOGIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID5653_17082016231946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VERÔNICA"
    "autor_email" => "mariaveronica3@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As disciplinas de química e inglês por diversas vezes foram rotuladas como uma disciplina difícil, tendo em vista em fazer com que a aula torne-se atrativa e dinâmica não é uma tarefa fácil, principalmente pela falta de interesse e desanimo na assimilação dos conteúdos lecionados. Diante desta problemática o presente trabalho objetivou utilizar o lúdico e o inglês como forma de promover um ensino mais interativo e descontraído, buscando trazer a interdisciplinaridade do inglês com a química através do lúdico, dinamizando o conteúdo abordado na sala de aula, mais precisamente falando química orgânica e o conhecimento prévio do inglês. Desenvolvendo nos alunos o interesse pelas disciplinas juntamente com seu conhecimento cognitivo, ou seja, fazendo com que o aluno aprenda brincando. Para a realização do mesmo, utilizou-se de um jogo lúdico, onde a partir do mesmo os docentes deveriam responder a um questionário com questões objetivas e subjetivas visando avaliar a interdisciplinaridade do inglês com a química orgânica através do jogo, onde responderam o questionário dois professores de química e um de inglês, sendo eles da rede públicas e privadas de ensino. Assim sendo, notou-se que a utilização do jogo nas aulas é um fator inovador para o professor, ajudando-o no processo de ensino-aprendizagem do aluno, contribuindo positivamente na interação professor-aluno. Mas também, outro ponto favorável é o trabalho em equipe e desenvolvimento das habilidades cognitivas e aperfeiçoamento das práticas docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.