O INGLÊS E O LÚDICO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21613 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3068 "inscrito_id" => 5653 "titulo" => "O INGLÊS E O LÚDICO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "As disciplinas de química e inglês por diversas vezes foram rotuladas como uma disciplina difícil, tendo em vista em fazer com que a aula torne-se atrativa e dinâmica não é uma tarefa fácil, principalmente pela falta de interesse e desanimo na assimilação dos conteúdos lecionados. Diante desta problemática o presente trabalho objetivou utilizar o lúdico e o inglês como forma de promover um ensino mais interativo e descontraído, buscando trazer a interdisciplinaridade do inglês com a química através do lúdico, dinamizando o conteúdo abordado na sala de aula, mais precisamente falando química orgânica e o conhecimento prévio do inglês. Desenvolvendo nos alunos o interesse pelas disciplinas juntamente com seu conhecimento cognitivo, ou seja, fazendo com que o aluno aprenda brincando. Para a realização do mesmo, utilizou-se de um jogo lúdico, onde a partir do mesmo os docentes deveriam responder a um questionário com questões objetivas e subjetivas visando avaliar a interdisciplinaridade do inglês com a química orgânica através do jogo, onde responderam o questionário dois professores de química e um de inglês, sendo eles da rede públicas e privadas de ensino. Assim sendo, notou-se que a utilização do jogo nas aulas é um fator inovador para o professor, ajudando-o no processo de ensino-aprendizagem do aluno, contribuindo positivamente na interação professor-aluno. Mas também, outro ponto favorável é o trabalho em equipe e desenvolvimento das habilidades cognitivas e aperfeiçoamento das práticas docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "NOVAS METODOLOGIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID5653_17082016231946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA VERÔNICA" "autor_email" => "mariaveronica3@yahoo.com." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21613 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3068 "inscrito_id" => 5653 "titulo" => "O INGLÊS E O LÚDICO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "As disciplinas de química e inglês por diversas vezes foram rotuladas como uma disciplina difícil, tendo em vista em fazer com que a aula torne-se atrativa e dinâmica não é uma tarefa fácil, principalmente pela falta de interesse e desanimo na assimilação dos conteúdos lecionados. Diante desta problemática o presente trabalho objetivou utilizar o lúdico e o inglês como forma de promover um ensino mais interativo e descontraído, buscando trazer a interdisciplinaridade do inglês com a química através do lúdico, dinamizando o conteúdo abordado na sala de aula, mais precisamente falando química orgânica e o conhecimento prévio do inglês. Desenvolvendo nos alunos o interesse pelas disciplinas juntamente com seu conhecimento cognitivo, ou seja, fazendo com que o aluno aprenda brincando. Para a realização do mesmo, utilizou-se de um jogo lúdico, onde a partir do mesmo os docentes deveriam responder a um questionário com questões objetivas e subjetivas visando avaliar a interdisciplinaridade do inglês com a química orgânica através do jogo, onde responderam o questionário dois professores de química e um de inglês, sendo eles da rede públicas e privadas de ensino. Assim sendo, notou-se que a utilização do jogo nas aulas é um fator inovador para o professor, ajudando-o no processo de ensino-aprendizagem do aluno, contribuindo positivamente na interação professor-aluno. Mas também, outro ponto favorável é o trabalho em equipe e desenvolvimento das habilidades cognitivas e aperfeiçoamento das práticas docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "NOVAS METODOLOGIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID5653_17082016231946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA VERÔNICA" "autor_email" => "mariaveronica3@yahoo.com." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }