A educação apresenta diferentes definições, no entanto uma posição pontua bem a educação em nossos dias, ela é responsável pelo desenvolvimento social, cognitivo e afetivo, pela consciência formada em cada sala de aula, em cada individuo educado dentro do espaço escolar. Mas quanto a função da escola e de seus agentes formadores, ela tem cumprido sua função? Escolarizar e promover um espaço de aprendizagens significativas para além de seus portões. Não há como dicotomizar educação e escola, ambas são intrínsecas a formação discente, ambas estão arraigadas no processo de promover uma transformação nos saberes e nos fazeres não apenas dos alunos, mas de todos os envolvidos em seu processo. Desenvolver pesquisa em educação nos coloca a frente de ações que promovam em sua totalidade a transformação das práticas educativas. Buscar as respostas de uma educação de qualidade prometida pela BNCC e o CNE é uma tarefa de engajamento total, em que é necessário ser tomado por uma consciência reflexiva na qual o professor é mais que um agente de transmissão do conhecimento, é ele o nosso principal sujeito das transformações possíveis e necessárias à verdadeira educação de qualidade. Nessa perspectiva nos colocamos como pesquisadores, agentes de transformação das práticas educacionais a fim de promover uma consciência educadora que vá além das idéias e aplique-se aos espaços escolares como uma ferramenta nas mãos de professores-educadores.