A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19673 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 6104 "titulo" => "A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI" "resumo" => "O presente artigo discute a participação dos docentes no desenvolvimento de ensino aprendizagem dos alunos, sabendo que afetividade não é só um gesto de carinho, é algo mais, é a preocupação do bem estar, o interesse em ajudar a criança em suas dificuldades, isso esta pautado nos eixos: Educar, cuidar e brincar. Neste sentido, este estudo propõe como problemática a seguinte interpelação: Quais as contribuições da afetividade na relação professor/aluno? Por isso, foi estabelecido como objetivo desta pesquisa: verificar a afetividade na relação professor/aluno como uma ferramenta relevante no processo de ensino e aprendizagem do nível V da Educação Infantil. O percurso metodológico contempla a pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa com a estratégia descritiva. Além dessas técnicas, utilizou-se um questionário aberto com sete perguntas, as colaboradoras são duas educadoras da rede pública de ensino, ambas trabalham nas séries iniciais da educação básica. Na execução do trabalho contou-se com: Paulo Freire (2000), Cunha (2008), Marconi e Lakatos (2009) e Rossini (2008), entre outros autores. Conclui-se nas observações feitas a escola e a familiar, torna-se a base do desenvolvimento dos educandos, são responsáveis por apresentar possibilidades que despertem a autonomia dos aprendizes nas relações cotidianas. Além disso, foi percebido que há dificuldades tanto da criança como do professor de evidenciar afetividade como um elo educacional, a instituição precisa de mais estrutura e aperfeiçoar os profissionais para que haja segurança por parte de ambos em demonstrar seus sentimentos e dificuldades que enfrenta no espaço escolar é necessário que fique claro não estamos falando do afeto pelo afeto mais contextualizado e preocupado com o protagonismo dos aprendizes, isso sem dúvidas contribui com o êxito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, CRIANÇA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID6104_15072016190514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENILDA RODRIGUES LOPES MAIA" "autor_nome_curto" => "ELENILDA MAIA" "autor_email" => "elenilda.maia@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UESPI -UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19673 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 6104 "titulo" => "A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA – PI" "resumo" => "O presente artigo discute a participação dos docentes no desenvolvimento de ensino aprendizagem dos alunos, sabendo que afetividade não é só um gesto de carinho, é algo mais, é a preocupação do bem estar, o interesse em ajudar a criança em suas dificuldades, isso esta pautado nos eixos: Educar, cuidar e brincar. Neste sentido, este estudo propõe como problemática a seguinte interpelação: Quais as contribuições da afetividade na relação professor/aluno? Por isso, foi estabelecido como objetivo desta pesquisa: verificar a afetividade na relação professor/aluno como uma ferramenta relevante no processo de ensino e aprendizagem do nível V da Educação Infantil. O percurso metodológico contempla a pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa com a estratégia descritiva. Além dessas técnicas, utilizou-se um questionário aberto com sete perguntas, as colaboradoras são duas educadoras da rede pública de ensino, ambas trabalham nas séries iniciais da educação básica. Na execução do trabalho contou-se com: Paulo Freire (2000), Cunha (2008), Marconi e Lakatos (2009) e Rossini (2008), entre outros autores. Conclui-se nas observações feitas a escola e a familiar, torna-se a base do desenvolvimento dos educandos, são responsáveis por apresentar possibilidades que despertem a autonomia dos aprendizes nas relações cotidianas. Além disso, foi percebido que há dificuldades tanto da criança como do professor de evidenciar afetividade como um elo educacional, a instituição precisa de mais estrutura e aperfeiçoar os profissionais para que haja segurança por parte de ambos em demonstrar seus sentimentos e dificuldades que enfrenta no espaço escolar é necessário que fique claro não estamos falando do afeto pelo afeto mais contextualizado e preocupado com o protagonismo dos aprendizes, isso sem dúvidas contribui com o êxito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, CRIANÇA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID6104_15072016190514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENILDA RODRIGUES LOPES MAIA" "autor_nome_curto" => "ELENILDA MAIA" "autor_email" => "elenilda.maia@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UESPI -UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }