O trabalho em referência é um recorte de minha dissertação de Mestrado, que objetivou — refletindo sobre concepções de educação de jovens e adultos vigentes e analisando práticas diversificadas de atendimento a esse público, desenvolvidas em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) — avaliar qualidade de ensino nessa modalidade, em instituição escolar situada na cidade do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso. Intenciono discutir nesse recorte, a gestão de práticas pedagógicas — fruto da diversificação dos modos de atendimento do CEJA em questão — refletindo sobre os resultados obtidos pelos alunos concluintes neste modo de ensino, e sua relação com a qualidade do ensino ofertado. Qualidade tomada com sentido quantitativo — referente ao atendimento à demanda por vagas e aumento de certificação; e qualitativo — como práticas de atendimento eram compreendidas e apreendidas por professores e alunos, e como recursos e dispositivos escolares se punham a serviço do atendimento. Tais práticas, que por ocasião da elaboração da dissertação considerei instituintes, foram reconhecidas institucionalmente, e hoje são parte integrante de seu modo oficial de oferta. Considero a gestão de práticas pedagógicas uma dimensão cujos indicadores podem demonstrar qualidade no que se faz, no espaço escolar. Por meio dela, operacionalizam-se políticas que trabalham para a universalização e democratização do ensino qualitativo. Colabora, portanto, decisivamente, para a inserção dos estudantes no mundo da cultura escrita, promovendo acesso a bens materiais e imateriais: de consumo, tecnológicos e culturais.