Ao compreender a cidadania como o direito a ter direitos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional instituiu a construção da cidadania do/a aluno/a como uma das finalidades do Ensino Médio. Assim, tornou-se imprescindível trazer questões de tolerância à desigualdade e de dignidade humana para a pauta escolar. A educação em direitos humanos é compreendida como um processo que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando diversas dimensões. A liberdade, a igualdade, a tolerância, a dignidade e o respeito, são preceitos fundamentais no entendimento dos direitos humanos. Compreendendo a violência como uma violação aos direitos, a presente pesquisa investiga as percepções de violência e de direitos humanos dos/as alunos/as do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Ipubi, no sertão pernambucano. Foram utilizados como sujeitos da pesquisa 30 estudantes, que tinham entre 15 e 18 anos, sendo 17 do sexo feminino e 13 do sexo masculino. O preconceito foi expresso contra usuários de drogas e pessoas que cometeram crimes, principalmente nos meninos. Em relação aos homossexuais, ambos os sexos exprimiram preconceito na mesma proporção. Pudemos concluir que os estudantes pesquisados ainda não conseguiram ter a noção clara e objetiva da violência e dos direitos humanos, evidenciada quando apontam, primordialmente, questões sobre agressões físicas ou psicológicas. Acreditamos que a divulgação dos direitos é fundamental para formar cidadãos, pois exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para termos uma sociedade de fato igualitária.