A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO NO ENSINO DE SELEÇÃO NATURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20132 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 3983 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO NO ENSINO DE SELEÇÃO NATURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO" "resumo" => "A teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin e seu coautor Alfred Wallace perdura por toda a história da Biologia, no qual os seres mais aptos sobrevivem em um ambiente em constante transformação. Tendo como base este contexto, objetivou-se analisar as contribuições deixadas para a aprendizagem dos alunos de Licenciatura em Biologia do IFPI / Campus Floriano, com a utilização do software educativo abordando o conteúdo de Seleção Natural. O percurso metodológico se deu mediante a utilização da pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. Realizou-se um estudo bibliográfico, de campo com observações in loco e uma atividade de intervenção com aulas ministradas pelos pesquisadores, autores deste artigo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se dois questionários semiestruturados aplicados com 32 (trinta e dois) alunos do 1º período do curso de Biologia no segundo semestre de 2015. O questionário inicial versava sobre as concepções dos graduandos sobre o processo de seleção natural. Com a concretização da intervenção em sala de aula analisou-se as contribuições do Software educativo deixado para esses alunos, mediante a aplicação do segundo questionário. Ao inferir como ocorre o processo da Seleção Natural, cerca de 50% dos alunos afirmaram que este, se encontra presente na natureza e acontece a todo o momento, sem compreender como tal processo dar-se-á em um ambiente seletivo. Portanto, é de extrema relevância que o professor desenvolva metodologias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos alunos. Além disso, o uso das tecnologias é de fundamental importante, uma vez que, permite o aluno ter uma visão holística dos processos que estão a sua volta, proporcionando um ambiente de ludicidade e descontração dentro da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, SELEÇÃO NATURAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, SOFTWARE EDUCATIVO, SOFTWARE EDUCATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3983_30062016232740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURÍCIO DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO ARAÚJO" "autor_email" => "mauriciosanges11@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20132 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 3983 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO NO ENSINO DE SELEÇÃO NATURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO" "resumo" => "A teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin e seu coautor Alfred Wallace perdura por toda a história da Biologia, no qual os seres mais aptos sobrevivem em um ambiente em constante transformação. Tendo como base este contexto, objetivou-se analisar as contribuições deixadas para a aprendizagem dos alunos de Licenciatura em Biologia do IFPI / Campus Floriano, com a utilização do software educativo abordando o conteúdo de Seleção Natural. O percurso metodológico se deu mediante a utilização da pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. Realizou-se um estudo bibliográfico, de campo com observações in loco e uma atividade de intervenção com aulas ministradas pelos pesquisadores, autores deste artigo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se dois questionários semiestruturados aplicados com 32 (trinta e dois) alunos do 1º período do curso de Biologia no segundo semestre de 2015. O questionário inicial versava sobre as concepções dos graduandos sobre o processo de seleção natural. Com a concretização da intervenção em sala de aula analisou-se as contribuições do Software educativo deixado para esses alunos, mediante a aplicação do segundo questionário. Ao inferir como ocorre o processo da Seleção Natural, cerca de 50% dos alunos afirmaram que este, se encontra presente na natureza e acontece a todo o momento, sem compreender como tal processo dar-se-á em um ambiente seletivo. Portanto, é de extrema relevância que o professor desenvolva metodologias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos alunos. Além disso, o uso das tecnologias é de fundamental importante, uma vez que, permite o aluno ter uma visão holística dos processos que estão a sua volta, proporcionando um ambiente de ludicidade e descontração dentro da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, SELEÇÃO NATURAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, SOFTWARE EDUCATIVO, SOFTWARE EDUCATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3983_30062016232740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURÍCIO DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO ARAÚJO" "autor_email" => "mauriciosanges11@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }