DIVERSIDADE CULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DAS OFICINAS SOBRE A PRODUÇÃO DE COURO E CANTADOR DE TOADAS NA REGIÃO DE FLORESTA-PE.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20709 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3072 "inscrito_id" => 10757 "titulo" => "DIVERSIDADE CULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DAS OFICINAS SOBRE A PRODUÇÃO DE COURO E CANTADOR DE TOADAS NA REGIÃO DE FLORESTA-PE." "resumo" => """ O documento conhecido como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) pretendem apresentar uma unidade nacional para o currículo escolar. Diferente do referido documento essa pesquisa busca pensar como era e como se apresenta hoje a tríade ligada a cultura do vaqueiro: Vaquejada/ toada/ produção de artefatos em couro da cidade de Floresta- PE. As temáticas foram trabalhadas dentro das Disciplinas de Didática I e II, nestas foram elaboradas oficinas temáticas para serem ministradas juntos a alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novais\r\n No decorrer da pesquisa surgiu a seguinte inquietação: Como as crianças do sexto ano compreendem a cultura da sua cidade? Como é possível a constituição de uma identidade coletiva onde não houvesse exclusão dos grupos? Como referencial teórico, partimos das ponderações de Maurice Tardif, visto que para o autor boa parte dos discursos que hoje tratam do ensino são veiculados pela classe política, pela mídia e pelos formadores de opinião e frequentemente por vários professores universitários que questionam se os professores trabalham bastante, se trabalham corretamente ou se dão um bom acompanhamento a seus alunos. ( TARFIFF, 2002). """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CULTURA, TOADA, VAQUEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10757_17082016232651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS DANIEL FEITOSA LOPES" "autor_nome_curto" => "DANIEL LOPES" "autor_email" => "dlopes488@gmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO- FLORESTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20709 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3072 "inscrito_id" => 10757 "titulo" => "DIVERSIDADE CULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DAS OFICINAS SOBRE A PRODUÇÃO DE COURO E CANTADOR DE TOADAS NA REGIÃO DE FLORESTA-PE." "resumo" => """ O documento conhecido como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) pretendem apresentar uma unidade nacional para o currículo escolar. Diferente do referido documento essa pesquisa busca pensar como era e como se apresenta hoje a tríade ligada a cultura do vaqueiro: Vaquejada/ toada/ produção de artefatos em couro da cidade de Floresta- PE. As temáticas foram trabalhadas dentro das Disciplinas de Didática I e II, nestas foram elaboradas oficinas temáticas para serem ministradas juntos a alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novais\r\n No decorrer da pesquisa surgiu a seguinte inquietação: Como as crianças do sexto ano compreendem a cultura da sua cidade? Como é possível a constituição de uma identidade coletiva onde não houvesse exclusão dos grupos? Como referencial teórico, partimos das ponderações de Maurice Tardif, visto que para o autor boa parte dos discursos que hoje tratam do ensino são veiculados pela classe política, pela mídia e pelos formadores de opinião e frequentemente por vários professores universitários que questionam se os professores trabalham bastante, se trabalham corretamente ou se dão um bom acompanhamento a seus alunos. ( TARFIFF, 2002). """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CULTURA, TOADA, VAQUEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10757_17082016232651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS DANIEL FEITOSA LOPES" "autor_nome_curto" => "DANIEL LOPES" "autor_email" => "dlopes488@gmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO- FLORESTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }