O documento conhecido como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) pretendem apresentar uma unidade nacional para o currículo escolar. Diferente do referido documento essa pesquisa busca pensar como era e como se apresenta hoje a tríade ligada a cultura do vaqueiro: Vaquejada/ toada/ produção de artefatos em couro da cidade de Floresta- PE. As temáticas foram trabalhadas dentro das Disciplinas de Didática I e II, nestas foram elaboradas oficinas temáticas para serem ministradas juntos a alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novais
No decorrer da pesquisa surgiu a seguinte inquietação: Como as crianças do sexto ano compreendem a cultura da sua cidade? Como é possível a constituição de uma identidade coletiva onde não houvesse exclusão dos grupos? Como referencial teórico, partimos das ponderações de Maurice Tardif, visto que para o autor boa parte dos discursos que hoje tratam do ensino são veiculados pela classe política, pela mídia e pelos formadores de opinião e frequentemente por vários professores universitários que questionam se os professores trabalham bastante, se trabalham corretamente ou se dão um bom acompanhamento a seus alunos. ( TARFIFF, 2002).