Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODA - CRIATIVIDADE E HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA NO COLÉGIO ESTADUAL THALES DE AZEVEDO.

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      Ao longo do desenvolvimento da sociedade de consumo, a moda se consolidou como sistema e como lógica-social. As condições contemporâneas em que o sistema da moda sobrevive apontam, no momento, para múltiplas possibilidades guiadas pela busca de linguagens globais sem perder identidades locais, pela consciência ecológica e pelo uso de novas tecnologias. De uma forma geral, parecem também que os caminhos atuais pedem um retorno ao pensamento coletivo, à coabitação e a integração das partes fragmentadas na contemporaneidade. Portanto, a abertura entre diálogos e interfaces com diversas áreas da produção cultural humana, gerando produtos múltiplos que possibilitariam novas práticas para a moda.\r\n
      Sabendo-se que a visão conceitual e funcional da Moda é julgada em sua maioria como algo fútil pela maior parte da sociedade, proponho esse projeto por uma visão geral da moda e todo o processo técnico que consiste num Desenvolvimento de coleção passando também por um estudo Histórico da evolução desse meio de comunicação efêmero e como a Moda está vinculado com a sociedade por meio da cultura e da arte; permitindo assim o estudante a refletir sobre o papel que a moda tem na sociedade contemporânea e sua influência nos meios econômicos, culturais e midiáticos. Esse projeto visa o ensino das Artes Visuais pela vertente da Moda para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. O projeto se subdivide de acordo com o PCN sob o tema de cada unidade curricular, sendo o projeto totalmente desenvolvido e executado sob os respectivos temas da 3º e 4º unidade, Dança e Teatro, considerando estudos prévios e o elo feito entre Dança e a primeira parte do Projeto de Moda – Criatividade e História Parte I - Desenvolvimento de Coleção de Moda; e posteriormente Projeto de Moda - Criatividade e História Parte II – História da Moda e suas Formas com Teatro estabelecendo a relação de trabalho curricular com esses dois pilares da Arte. \r\n
      Tendo como objetivo esse projeto consistir em promover uma reflexão social dos estudantes por meio das Artes Visuais, contribuindo para uma visão crítica do contexto socioeducativo em que vivem e a inserção das artes nesse meio, permitindo o desenvolvimento estético criativo dos estudantes sobre a Moda propondo assim o pensamento cultural sobre a Moda tanto como um veículo de comunicação visual/estético, como um valor histórico atrelado a conceitos sociais.\r\n
      O projeto consistiu em promover uma reflexão social dos estudantes por meio das Artes Visuais, contribuindo para uma visão crítica do contexto socioeducativo em que vivem e a inserção das artes nesse meio, permitindo o desenvolvimento estético criativo dos estudantes sobre a Moda propondo assim o pensamento cultural sobre a Moda tanto como um veículo de comunicação visual/estético, como um valor histórico atrelado a conceitos sociais foram analisados os conceitos da moda, sob um parâmetro estabelecido entre moda e sociedade culminando no desenvolvimento de coleção e como estão relacionados com as Artes visuais, sendo o processo criativo juntamente com o conhecimento histórico da indumentária e da moda trabalhados em sala de aula.
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      Sabendo-se que a visão conceitual e funcional da Moda é julgada em sua maioria como algo fútil pela maior parte da sociedade, proponho esse projeto por uma visão geral da moda e todo o processo técnico que consiste num Desenvolvimento de coleção passando também por um estudo Histórico da evolução desse meio de comunicação efêmero e como a Moda está vinculado com a sociedade por meio da cultura e da arte; permitindo assim o estudante a refletir sobre o papel que a moda tem na sociedade contemporânea e sua influência nos meios econômicos, culturais e midiáticos. Esse projeto visa o ensino das Artes Visuais pela vertente da Moda para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. O projeto se subdivide de acordo com o PCN sob o tema de cada unidade curricular, sendo o projeto totalmente desenvolvido e executado sob os respectivos temas da 3º e 4º unidade, Dança e Teatro, considerando estudos prévios e o elo feito entre Dança e a primeira parte do Projeto de Moda – Criatividade e História Parte I - Desenvolvimento de Coleção de Moda; e posteriormente Projeto de Moda - Criatividade e História Parte II – História da Moda e suas Formas com Teatro estabelecendo a relação de trabalho curricular com esses dois pilares da Arte. \r\n
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      O projeto consistiu em promover uma reflexão social dos estudantes por meio das Artes Visuais, contribuindo para uma visão crítica do contexto socioeducativo em que vivem e a inserção das artes nesse meio, permitindo o desenvolvimento estético criativo dos estudantes sobre a Moda propondo assim o pensamento cultural sobre a Moda tanto como um veículo de comunicação visual/estético, como um valor histórico atrelado a conceitos sociais foram analisados os conceitos da moda, sob um parâmetro estabelecido entre moda e sociedade culminando no desenvolvimento de coleção e como estão relacionados com as Artes visuais, sendo o processo criativo juntamente com o conhecimento histórico da indumentária e da moda trabalhados em sala de aula.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Ao longo do desenvolvimento da sociedade de consumo, a moda se consolidou como sistema e como lógica-social. As condições contemporâneas em que o sistema da moda sobrevive apontam, no momento, para múltiplas possibilidades guiadas pela busca de linguagens globais sem perder identidades locais, pela consciência ecológica e pelo uso de novas tecnologias. De uma forma geral, parecem também que os caminhos atuais pedem um retorno ao pensamento coletivo, à coabitação e a integração das partes fragmentadas na contemporaneidade. Portanto, a abertura entre diálogos e interfaces com diversas áreas da produção cultural humana, gerando produtos múltiplos que possibilitariam novas práticas para a moda. Sabendo-se que a visão conceitual e funcional da Moda é julgada em sua maioria como algo fútil pela maior parte da sociedade, proponho esse projeto por uma visão geral da moda e todo o processo técnico que consiste num Desenvolvimento de coleção passando também por um estudo Histórico da evolução desse meio de comunicação efêmero e como a Moda está vinculado com a sociedade por meio da cultura e da arte; permitindo assim o estudante a refletir sobre o papel que a moda tem na sociedade contemporânea e sua influência nos meios econômicos, culturais e midiáticos. Esse projeto visa o ensino das Artes Visuais pela vertente da Moda para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. O projeto se subdivide de acordo com o PCN sob o tema de cada unidade curricular, sendo o projeto totalmente desenvolvido e executado sob os respectivos temas da 3º e 4º unidade, Dança e Teatro, considerando estudos prévios e o elo feito entre Dança e a primeira parte do Projeto de Moda – Criatividade e História Parte I - Desenvolvimento de Coleção de Moda; e posteriormente Projeto de Moda - Criatividade e História Parte II – História da Moda e suas Formas com Teatro estabelecendo a relação de trabalho curricular com esses dois pilares da Arte. Tendo como objetivo esse projeto consistir em promover uma reflexão social dos estudantes por meio das Artes Visuais, contribuindo para uma visão crítica do contexto socioeducativo em que vivem e a inserção das artes nesse meio, permitindo o desenvolvimento estético criativo dos estudantes sobre a Moda propondo assim o pensamento cultural sobre a Moda tanto como um veículo de comunicação visual/estético, como um valor histórico atrelado a conceitos sociais. O projeto consistiu em promover uma reflexão social dos estudantes por meio das Artes Visuais, contribuindo para uma visão crítica do contexto socioeducativo em que vivem e a inserção das artes nesse meio, permitindo o desenvolvimento estético criativo dos estudantes sobre a Moda propondo assim o pensamento cultural sobre a Moda tanto como um veículo de comunicação visual/estético, como um valor histórico atrelado a conceitos sociais foram analisados os conceitos da moda, sob um parâmetro estabelecido entre moda e sociedade culminando no desenvolvimento de coleção e como estão relacionados com as Artes visuais, sendo o processo criativo juntamente com o conhecimento histórico da indumentária e da moda trabalhados em sala de aula.

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