Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DO ATENDIMENTO ESCOLAR NO MEIO RURAL DO RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA, ESCOLAS DO CAMPO, DOEBEC, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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No texto, privilegiamos a discussão acerca dos desafios elencados pelos gestores (das três escolas participantes da pesquisa) frente ao processo de implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC). De acordo com os critérios estabelecidos para a definição da amostra (localização geográfica, quantidade de alunos e dependência administrativa), foram coletados dados através de entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores das escolas. Partimos do pressuposto de que, para se implementar uma determinada política, é preciso assegurar as condições basilares necessárias à sua operacionalização. Por essa razão, definimos como percurso metodológico a análise das condições de trabalho docente nas escolas rurais selecionadas e, a partir desta, a análise do processo de implementação da referida política no estado do RN, no ano de 2010. Entre os desafios para implementação da referida política, foram destacados pelos participantes da pesquisa: a falta de identidade do professor com o meio rural e a ausência de universalização da política, além da própria condução da política, em âmbito estadual, que tem sido feita de maneira isolada, somente no âmbito de alguns programas.Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC), marco regu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ESCOLAS DO CAMPO, DOEBEC, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6907_15082016173434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA AMÉLIA NUNES DE LIRA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LIRA" "autor_email" => "deborandelira@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20641 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1944 "inscrito_id" => 6907 "titulo" => "DESAFIOS DO ATENDIMENTO ESCOLAR NO MEIO RURAL DO RN" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC), marco regulatório da Política de Educação do Campo, no Rio Grande do Norte. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC), marco regulatório da Política de Educação do Campo, no Rio Grande do Norte. Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada sobre as condições de trabalho docente em escolas rurais do RN POR OCASIÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO. No texto, privilegiamos a discussão acerca dos desafios elencados pelos gestores (das três escolas participantes da pesquisa) frente ao processo de implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC). De acordo com os critérios estabelecidos para a definição da amostra (localização geográfica, quantidade de alunos e dependência administrativa), foram coletados dados através de entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores das escolas. Partimos do pressuposto de que, para se implementar uma determinada política, é preciso assegurar as condições basilares necessárias à sua operacionalização. Por essa razão, definimos como percurso metodológico a análise das condições de trabalho docente nas escolas rurais selecionadas e, a partir desta, a análise do processo de implementação da referida política no estado do RN, no ano de 2010. Entre os desafios para implementação da referida política, foram destacados pelos participantes da pesquisa: a falta de identidade do professor com o meio rural e a ausência de universalização da política, além da própria condução da política, em âmbito estadual, que tem sido feita de maneira isolada, somente no âmbito de alguns programas.

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