O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21561 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1205 "inscrito_id" => 2911 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Trata-se de um recorte da pesquisa monográfica intitulada “O ensino de literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A relação entre as concepções dos professores e a prática pedagógica”. A relevância consiste em perceber o modo como as concepções acerca da literatura determinam as práticas de formação literária dos professores e, com isso, compreender como a literatura vem sendo conceituada pelos docentes e como vem sendo inserida na prática pedagógica em contexto escolar. O estudo teve como objetivo investigar a relação entre as concepções de literatura dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas práticas pedagógicas no trabalho com o texto literário. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se privilegiou a observação participante, com dois professores, em duas turmas de 3º ano, de uma instituição pública, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Além da observação, recorreu-se, ainda, ao questionário e ao registro em diário de campo. O foco de análise privilegiou o confronto das concepções dos professores acerca da literatura, obtidas mediante o questionário, com a prática pedagógica de formação leitora observada. Como referencial teórico optou-se por Amarilha (2009), Burlamaque (2006), Eco (2003), dentre outros. Evidenciou-se que as concepções dos professores acerca da literatura determinam significativamente a abordagem escolar que fazem da arte literária, ainda que não tenham consciência dessas concepções norteadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LITERATURA, CONCEPÇÕES LITERÁRIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2911_14082016021459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA LOPES DA SILVA PESSOA" "autor_nome_curto" => "JULIANA PESSOA" "autor_email" => "juliana.lopes.pessoa@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21561 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1205 "inscrito_id" => 2911 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Trata-se de um recorte da pesquisa monográfica intitulada “O ensino de literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A relação entre as concepções dos professores e a prática pedagógica”. A relevância consiste em perceber o modo como as concepções acerca da literatura determinam as práticas de formação literária dos professores e, com isso, compreender como a literatura vem sendo conceituada pelos docentes e como vem sendo inserida na prática pedagógica em contexto escolar. O estudo teve como objetivo investigar a relação entre as concepções de literatura dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas práticas pedagógicas no trabalho com o texto literário. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se privilegiou a observação participante, com dois professores, em duas turmas de 3º ano, de uma instituição pública, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Além da observação, recorreu-se, ainda, ao questionário e ao registro em diário de campo. O foco de análise privilegiou o confronto das concepções dos professores acerca da literatura, obtidas mediante o questionário, com a prática pedagógica de formação leitora observada. Como referencial teórico optou-se por Amarilha (2009), Burlamaque (2006), Eco (2003), dentre outros. Evidenciou-se que as concepções dos professores acerca da literatura determinam significativamente a abordagem escolar que fazem da arte literária, ainda que não tenham consciência dessas concepções norteadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LITERATURA, CONCEPÇÕES LITERÁRIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2911_14082016021459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA LOPES DA SILVA PESSOA" "autor_nome_curto" => "JULIANA PESSOA" "autor_email" => "juliana.lopes.pessoa@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }