Trata-se de um recorte da pesquisa monográfica intitulada “O ensino de literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A relação entre as concepções dos professores e a prática pedagógica”. A relevância consiste em perceber o modo como as concepções acerca da literatura determinam as práticas de formação literária dos professores e, com isso, compreender como a literatura vem sendo conceituada pelos docentes e como vem sendo inserida na prática pedagógica em contexto escolar. O estudo teve como objetivo investigar a relação entre as concepções de literatura dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas práticas pedagógicas no trabalho com o texto literário. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se privilegiou a observação participante, com dois professores, em duas turmas de 3º ano, de uma instituição pública, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Além da observação, recorreu-se, ainda, ao questionário e ao registro em diário de campo. O foco de análise privilegiou o confronto das concepções dos professores acerca da literatura, obtidas mediante o questionário, com a prática pedagógica de formação leitora observada. Como referencial teórico optou-se por Amarilha (2009), Burlamaque (2006), Eco (2003), dentre outros. Evidenciou-se que as concepções dos professores acerca da literatura determinam significativamente a abordagem escolar que fazem da arte literária, ainda que não tenham consciência dessas concepções norteadoras.