O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de nossa pesquisa sobre a formação docente no interior do Acre. Construímos assim, um mapeamos dos cursos de formação inicial de professores nas licenciaturas oferecidos pela UFAC – Campus Floresta desde a implantação do curso de Pedagogia em 1992 até o ano de 2014 (tanto os cursos regulares quanto os programas especiais e emergências). Para tanto, utilizaremos como estratégia metodológica a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, o questionário sócio econômico e entrevista semi estruturada. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, revelando as faces ocultas da contribuição social da universidade na difusão do conhecimento e na formação de professores e porta de acesso ao mercado de trabalho. Através da amostra documental, observamos o retrato do ensino superior nessa região do Vale do Juruá apreendendo a contribuição social e formativa da universidade na vida da sociedade, sobretudo no que concerne ao aspecto educacional e melhoria da qualidade da educação. Observamos que os egressos dessas licenciaturas estão inseridos no mercado de trabalho local (municipal, estadual e particular) no exercício da profissão professor. A UFAC, através de suas atividades formativas possibilita mudanças na qualidade de vida dos professores e na melhoria da qualidade do ensino na região, pois é na universidade que se busca outro lugar social que lhes permite a aquisição de bens antes não disponíveis porque depois de formados há a possibilidade real de inserção no mercado de trabalho, fundamentalmente na profissão professor.