DISCURSOS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 205 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1681 "titulo" => "DISCURSOS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A temática de gênero vem sendo discutida desde as décadas de 70 e 80 período em que ingressou no circulo acadêmico. Desde então, o movimento feminista e outros estudiosos vem problematizando a questão da construção de sujeitos masculinos e femininos a partir das normas culturais de cada sociedade. O objetivo desse texto é discutir o papel do processo educativo na construção das identidades femininas e masculinas ressaltando que o ambiente escolar nem sempre forma sujeitos livres, mas muitas vezes, indivíduos enclausurados em papeis rígidos que reforça as desigualdades sociais. Ao entrar na escola a criança se encontra no início da formação de sua identidade, começando então a incorporar as determinações do que é ser homem e ser mulher. A visão estereotipada do que homens e mulheres podem/ou não ser, devem/ou não fazer, acabam sendo naturalizadas, e quando ocorrem as transgressões, geram incômodos e conflitos. Quando um indivíduo de determinado sexo apresenta atitudes e comportamentos do outro sexo ou se identifica com as características que não são tidas socialmente como corretas para seu sexo provoca nas crianças dúvidas e receios em relação a sua identidade de gênero gerando questionamentos tais como: o que sou, o que querem que eu seja e porque é errado ser como sou. Essas questões também provocam discriminações suscitadas por ideias e temas sexistas, no ambiente escolar, ou seja, aqueles que têm tendência a dividir homens e mulheres e fortalece problemáticas maiores que derivam dessa natureza, como é o caso da violência de gênero. Sendo assim, as reflexões sobre a relação gênero e educação se fazem necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "07 - CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "Gênero, Formação das identidades, Educação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f50a6c02a3fc5a3a5d4d9391f05f3efc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "francisca_msb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 205 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1681 "titulo" => "DISCURSOS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A temática de gênero vem sendo discutida desde as décadas de 70 e 80 período em que ingressou no circulo acadêmico. Desde então, o movimento feminista e outros estudiosos vem problematizando a questão da construção de sujeitos masculinos e femininos a partir das normas culturais de cada sociedade. O objetivo desse texto é discutir o papel do processo educativo na construção das identidades femininas e masculinas ressaltando que o ambiente escolar nem sempre forma sujeitos livres, mas muitas vezes, indivíduos enclausurados em papeis rígidos que reforça as desigualdades sociais. Ao entrar na escola a criança se encontra no início da formação de sua identidade, começando então a incorporar as determinações do que é ser homem e ser mulher. A visão estereotipada do que homens e mulheres podem/ou não ser, devem/ou não fazer, acabam sendo naturalizadas, e quando ocorrem as transgressões, geram incômodos e conflitos. Quando um indivíduo de determinado sexo apresenta atitudes e comportamentos do outro sexo ou se identifica com as características que não são tidas socialmente como corretas para seu sexo provoca nas crianças dúvidas e receios em relação a sua identidade de gênero gerando questionamentos tais como: o que sou, o que querem que eu seja e porque é errado ser como sou. Essas questões também provocam discriminações suscitadas por ideias e temas sexistas, no ambiente escolar, ou seja, aqueles que têm tendência a dividir homens e mulheres e fortalece problemáticas maiores que derivam dessa natureza, como é o caso da violência de gênero. Sendo assim, as reflexões sobre a relação gênero e educação se fazem necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "07 - CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "Gênero, Formação das identidades, Educação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f50a6c02a3fc5a3a5d4d9391f05f3efc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "francisca_msb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }