: A avaliação do ensino-aprendizagem nos cursos de formação docente é ação formativa essencial. O objeto de pesquisa foi constituído pela avaliação do ensino-aprendizagem, uma vez que a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades evidenciando suas aprendizagens e dificuldades. Sendo assim, objetivamos compreender as dimensões avaliativas de ensino aprendizagem na concepção de três cursos de licenciatura ofertados em uma instituição pública no interior do Ceará. A abordagem metodológica desta pesquisa foi qualitativa, com indicações metodológicas pautadas na cartografia que recorreu a pesquisa documental como técnica investigativa. O referencial metodológico basilar constituiu-se pelos escritos de Arredondo (2002), Freitas e Sordi (2009), Minayo (2007), Rolnik (2014), dentre outros. A coleta de informações através de uma investigação documental nos PPC dos cursos, justifica-se na utilização dos projetos pedagógicos como eixos norteadores da formação ofertada aos futuros docentes. Os resultados dessa pesquisa apontam para a necessidade de um trabalho contínuo de formação, que questione as representações de avaliação e aprendizagem, visando à tomada de consciência de suas práticas e fomente meios para a formação de uma cultura que prime por práticas avaliativas, que devem oportunizar os alunos a demonstrar o que sabem além de propor alternativas de mudanças nas estratégias de avaliação da aprendizagem, de ensino, metodologias e recursos.