Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UMA POLÍTICA DE APROXIMAÇÃO PARENTAL SOB A ÉGIDE DA GESTÃO ESCOLAR?

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este texto apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa em andamento que objetiva compreender as perspectivas provocadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024, Lei 13.005/2014) como política que fomenta a aproximação da escola com as famílias de alunos. Aborda, a partir de fontes documentais e bibliográficas, o panorama que contribuiu para que a aproximação parental pudesse atualmente está contemplada nas estratégias do PNE. A princípio sugere que a aproximação entre escolas e famílias é concomitante a abertura democrática; que é influenciada pelas políticas dos principais países da comunidade ocidental; que as escolas públicas brasileiras ainda não têm uma tradição de ações com esta finalidade e que é ao gestor escolar a quem se associa a incumbência de liderar essa aproximação.

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