CARAVANA DO MEIO AMBIENTE: SOCIALIZANDO A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM ESCOLA DO CURIMATAU PARAIBANO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20471 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2985 "inscrito_id" => 10041 "titulo" => "CARAVANA DO MEIO AMBIENTE: SOCIALIZANDO A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM ESCOLA DO CURIMATAU PARAIBANO" "resumo" => "A educação ambiental pode ser aplicada de diversas formas, mas com uma única finalidade, construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes para a conservação dos recursos ambientais. Portanto o objetivo do trabalho foi socializar a preservação dos recursos ambientais através de aulas discursivas sobre o meio ambiente, desenvolvendo o senso crítico dos estudantes sobre a conservação dos recursos ambientais. O trabalho foi desenvolvido por meio do projeto Caravana do sistema ar-água-solo e plantas pelas escolas públicas do polo da Borborema com auxílio da experimentoteca, o qual foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio da Costa Souto, no Município de Solânea- PB, em turmas de 4º e 5º ano. Os questionários semiestruturados foram aplicados aos educandos antes e após as aulas, foram abordadas questões relacionadas a economia de água potável, a importância das plantas para o meio ambiente, a poluição da água, ar, solo e plantas que prejudicam o planeta. Ao final das aulas podemos observar através dos questionários, que os mesmos poderão aumentar o conhecimento através da participação nas aulas discursivas que contribuíram com o desenvolvimento do censo crítico dos alunos sobre as questões ambientais. Neste trabalho incentivou-se a importância da preservação dos recursos ambientais, no decorrer do projeto notou-se que os alunos estão preocupados com a conservação do mesmo. Este fato contribui muito com a conservação destes recursos, visto que as crianças são as gerações futuras do planeta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLARIZADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECURSOS NATURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID10041_17082016211228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA JUSSARA RÊGO SILVA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA RÊGO" "autor_email" => "jussara-rego@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20471 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2985 "inscrito_id" => 10041 "titulo" => "CARAVANA DO MEIO AMBIENTE: SOCIALIZANDO A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM ESCOLA DO CURIMATAU PARAIBANO" "resumo" => "A educação ambiental pode ser aplicada de diversas formas, mas com uma única finalidade, construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes para a conservação dos recursos ambientais. Portanto o objetivo do trabalho foi socializar a preservação dos recursos ambientais através de aulas discursivas sobre o meio ambiente, desenvolvendo o senso crítico dos estudantes sobre a conservação dos recursos ambientais. O trabalho foi desenvolvido por meio do projeto Caravana do sistema ar-água-solo e plantas pelas escolas públicas do polo da Borborema com auxílio da experimentoteca, o qual foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio da Costa Souto, no Município de Solânea- PB, em turmas de 4º e 5º ano. Os questionários semiestruturados foram aplicados aos educandos antes e após as aulas, foram abordadas questões relacionadas a economia de água potável, a importância das plantas para o meio ambiente, a poluição da água, ar, solo e plantas que prejudicam o planeta. Ao final das aulas podemos observar através dos questionários, que os mesmos poderão aumentar o conhecimento através da participação nas aulas discursivas que contribuíram com o desenvolvimento do censo crítico dos alunos sobre as questões ambientais. Neste trabalho incentivou-se a importância da preservação dos recursos ambientais, no decorrer do projeto notou-se que os alunos estão preocupados com a conservação do mesmo. Este fato contribui muito com a conservação destes recursos, visto que as crianças são as gerações futuras do planeta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLARIZADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECURSOS NATURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID10041_17082016211228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA JUSSARA RÊGO SILVA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA RÊGO" "autor_email" => "jussara-rego@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }