A educação ambiental pode ser aplicada de diversas formas, mas com uma única finalidade, construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes para a conservação dos recursos ambientais. Portanto o objetivo do trabalho foi socializar a preservação dos recursos ambientais através de aulas discursivas sobre o meio ambiente, desenvolvendo o senso crítico dos estudantes sobre a conservação dos recursos ambientais. O trabalho foi desenvolvido por meio do projeto Caravana do sistema ar-água-solo e plantas pelas escolas públicas do polo da Borborema com auxílio da experimentoteca, o qual foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio da Costa Souto, no Município de Solânea- PB, em turmas de 4º e 5º ano. Os questionários semiestruturados foram aplicados aos educandos antes e após as aulas, foram abordadas questões relacionadas a economia de água potável, a importância das plantas para o meio ambiente, a poluição da água, ar, solo e plantas que prejudicam o planeta. Ao final das aulas podemos observar através dos questionários, que os mesmos poderão aumentar o conhecimento através da participação nas aulas discursivas que contribuíram com o desenvolvimento do censo crítico dos alunos sobre as questões ambientais. Neste trabalho incentivou-se a importância da preservação dos recursos ambientais, no decorrer do projeto notou-se que os alunos estão preocupados com a conservação do mesmo. Este fato contribui muito com a conservação destes recursos, visto que as crianças são as gerações futuras do planeta.