ATELIÊ DE EDUCAÇÃO, ARTE, LINGUAGEM E EXPRESSIVIDADE POR MEIO DO BRINCAR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20373 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3668 "inscrito_id" => 209 "titulo" => "ATELIÊ DE EDUCAÇÃO, ARTE, LINGUAGEM E EXPRESSIVIDADE POR MEIO DO BRINCAR" "resumo" => "Neste artigo, buscou-se descrever a experiência registrada pelas autoras ao conduzir um grupo de crianças de 2 (dois) a 6 (seis) anos de idade a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Enquanto profissionais da educação, nosso empenho consiste em encontrar condições pedagógicas para favorecer intervenções que possibilitem a transformação, e respeite as interações humanas. O objetivo deste trabalho é a partir de nossa formação descrever a experiência ao conduzir um grupo de crianças de 2 (dois) a 6 (seis) anos de idade a partir de uma perspectiva multidisciplinar. As atividades foram pensadas para atender um cronograma sustentado pela liberdade em construir o conhecimento ao apropriar-se do brincar com a arte, com os estímulos sensoriais e com a linguagem. A experiência foi desenvolvida na Vila do Brincar, um espaço alternativo como extensão da escola. As atividades realizadas foram planejadas por uma equipe multidisciplinar, que tem como objetivo comum contribuir à primeira infância com aspectos significativos, base decisiva na formação da criança. Buscando incentivar a criatividade, imaginação, troca de experiências, expressão corporal. O cenário proposto e as atividades desenvolvidas com o grupo de crianças permitiu-nos constatar, argumentar e concluir que as descobertas, sejam elas comunicativas, sensoriais, motoras ou culturais são compartilhadas, instantaneamente, no decorrer de experiências tão significativas para o desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas. Em síntese, o que se pretende considerar é que o desenvolvimento da criança é resultado da interação de uma aprendizagem espontânea, mas por outro lado, estimulada, que ocorre por meio da experiência adquirida no ambiente e com a própria capacidade inata da criança. Neste artigo, destacasse a emoção e satisfação que a desenvoltura das crianças proporcionou as professoras envolvidas, agentes educadoras, tendo em vista sentir o esmiuçar das dificuldades, limitações, habilidades e potencialidades, ser parte de uma construção tão humana e ativa do conhecimento e estrutura infantil é uma responsabilidade que quando cumprida, traz uma força absurda de não se permitir ou mesmo desejar parar de promover mudanças nos métodos de ensino com amor, cuidado e educação. O brincar é uma metodologia eficiente, é perceptível o aprendizado viabilizado pela estrutura de toda a intervenção baseada na vivência de experiências proporcionadas de forma lúdica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, O BRINCAR, A ARTE DE APRENDER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID209_19082016234836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADNA GEYSIANE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADNA SOUZA" "autor_email" => "adnageysiane_souza@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20373 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3668 "inscrito_id" => 209 "titulo" => "ATELIÊ DE EDUCAÇÃO, ARTE, LINGUAGEM E EXPRESSIVIDADE POR MEIO DO BRINCAR" "resumo" => "Neste artigo, buscou-se descrever a experiência registrada pelas autoras ao conduzir um grupo de crianças de 2 (dois) a 6 (seis) anos de idade a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Enquanto profissionais da educação, nosso empenho consiste em encontrar condições pedagógicas para favorecer intervenções que possibilitem a transformação, e respeite as interações humanas. O objetivo deste trabalho é a partir de nossa formação descrever a experiência ao conduzir um grupo de crianças de 2 (dois) a 6 (seis) anos de idade a partir de uma perspectiva multidisciplinar. As atividades foram pensadas para atender um cronograma sustentado pela liberdade em construir o conhecimento ao apropriar-se do brincar com a arte, com os estímulos sensoriais e com a linguagem. A experiência foi desenvolvida na Vila do Brincar, um espaço alternativo como extensão da escola. As atividades realizadas foram planejadas por uma equipe multidisciplinar, que tem como objetivo comum contribuir à primeira infância com aspectos significativos, base decisiva na formação da criança. Buscando incentivar a criatividade, imaginação, troca de experiências, expressão corporal. O cenário proposto e as atividades desenvolvidas com o grupo de crianças permitiu-nos constatar, argumentar e concluir que as descobertas, sejam elas comunicativas, sensoriais, motoras ou culturais são compartilhadas, instantaneamente, no decorrer de experiências tão significativas para o desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas. Em síntese, o que se pretende considerar é que o desenvolvimento da criança é resultado da interação de uma aprendizagem espontânea, mas por outro lado, estimulada, que ocorre por meio da experiência adquirida no ambiente e com a própria capacidade inata da criança. Neste artigo, destacasse a emoção e satisfação que a desenvoltura das crianças proporcionou as professoras envolvidas, agentes educadoras, tendo em vista sentir o esmiuçar das dificuldades, limitações, habilidades e potencialidades, ser parte de uma construção tão humana e ativa do conhecimento e estrutura infantil é uma responsabilidade que quando cumprida, traz uma força absurda de não se permitir ou mesmo desejar parar de promover mudanças nos métodos de ensino com amor, cuidado e educação. O brincar é uma metodologia eficiente, é perceptível o aprendizado viabilizado pela estrutura de toda a intervenção baseada na vivência de experiências proporcionadas de forma lúdica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, O BRINCAR, A ARTE DE APRENDER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID209_19082016234836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADNA GEYSIANE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADNA SOUZA" "autor_email" => "adnageysiane_souza@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }