O SERTÃO VISTO PELA LINGUAGEM FÍLMICA APLICADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21727 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 344 "titulo" => "O SERTÃO VISTO PELA LINGUAGEM FÍLMICA APLICADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Vivemos em um mundo globalizado, onde o uso de tecnologias é realizado por muitas pessoas de diferentes idades. A sociedade atual, a cada dia que passa, apresenta-se conectada, utilizando-se de todas as variedades de recursos que a ciência e a tecnologia proporcionam. Dentre esses recursos, os audiovisuais, que aqui servem de aporte para a linguagem fílmica, se destacam tanto pela acessibilidade, quanto pela possibilidade de exploração em sala de aula. Tendo em vista esta situação, esse artigo se propõe a relatar a utilização dos recursos audiovisuais (filmes) nas salas de aula no ensino de geografia, tendo como referência o filme “Guerra de Canudos”. Além de um cunho teórico reflexivo, o texto a seguir traz um relato de experiencia/aplicação de tal linguagem em uma turma de 7º ano, da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professor Crispim Coelho, do Município de Cajazeiras, PB. Dessa forma, busca-se evidenciar que através do filme podemos inserir questões sobre a sub-região do Nordeste, denominada de Sertão, conhecida como a sub-região problema dentro da Região Nordeste e do Brasil. Nessa perspectiva, questões culturais, econômicas, sociais, e físicas dessa sub-região serão enfatizadas posteriores a apreciação do filme, em um momento que chamamos, aqui, de “roda de conversa sobre o filme”. Além disso, tal momento irá oportunizar de forma descontraída e simples, o posicionamento dos alunos mediante a seguinte indagação “O que fala Canudos e como geograficamente podemos relacionar o filme com nosso dia a dia?”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS AUDIOVISUAIS, SERTÃO NORDESTINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID344_10032016095718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID DE ABREU ALVES" "autor_nome_curto" => "DAVID ABREU" "autor_email" => "davidabreu.cz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21727 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 344 "titulo" => "O SERTÃO VISTO PELA LINGUAGEM FÍLMICA APLICADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Vivemos em um mundo globalizado, onde o uso de tecnologias é realizado por muitas pessoas de diferentes idades. A sociedade atual, a cada dia que passa, apresenta-se conectada, utilizando-se de todas as variedades de recursos que a ciência e a tecnologia proporcionam. Dentre esses recursos, os audiovisuais, que aqui servem de aporte para a linguagem fílmica, se destacam tanto pela acessibilidade, quanto pela possibilidade de exploração em sala de aula. Tendo em vista esta situação, esse artigo se propõe a relatar a utilização dos recursos audiovisuais (filmes) nas salas de aula no ensino de geografia, tendo como referência o filme “Guerra de Canudos”. Além de um cunho teórico reflexivo, o texto a seguir traz um relato de experiencia/aplicação de tal linguagem em uma turma de 7º ano, da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professor Crispim Coelho, do Município de Cajazeiras, PB. Dessa forma, busca-se evidenciar que através do filme podemos inserir questões sobre a sub-região do Nordeste, denominada de Sertão, conhecida como a sub-região problema dentro da Região Nordeste e do Brasil. Nessa perspectiva, questões culturais, econômicas, sociais, e físicas dessa sub-região serão enfatizadas posteriores a apreciação do filme, em um momento que chamamos, aqui, de “roda de conversa sobre o filme”. Além disso, tal momento irá oportunizar de forma descontraída e simples, o posicionamento dos alunos mediante a seguinte indagação “O que fala Canudos e como geograficamente podemos relacionar o filme com nosso dia a dia?”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS AUDIOVISUAIS, SERTÃO NORDESTINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID344_10032016095718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID DE ABREU ALVES" "autor_nome_curto" => "DAVID ABREU" "autor_email" => "davidabreu.cz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }