O presente artigo tem o propósito de apresentar os resultados de uma pesquisa concluída na área de Educação Matemática, essa pesquisa investiga o conhecimento que os alunos das séries finais do Ensino Médio detêm sobre o conteúdo de Análise Combinatória. Esse conteúdo foi escolhido por ser considerado de extrema importância para o desenvolvimento do raciocínio lógico, interpretação, compreensão e elaboração de estratégias para resolver problemas. O referencial que embasa este trabalho é a teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud, que é uma teoria cognitivista que busca verificar a relação entre o desenvolvimento cognitivo de uma maneira geral e os processos de aprendizagem de conceitos e conteúdos específicos, mediante a presença de um tripé que dá sustentação a esse processo: a situação, a representação e os invariantes. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma turma da 3º ano do ensino médio, em uma escola pública de ensino regular, localizada no sertão do estado da Paraíba. Os alunos responderam dois questionários e um pré-teste. Em um dos questionários buscou-se identificar a apropriação dos alunos quanto aos conceitos, termos e estratégias que envolvem o estudo da Análise Combinatória e no pré-teste, buscou-se avaliar as habilidades dos alunos em resolver problemas simples, relacionados ao pensamento combinatório.Os professores também responderam a uma entrevista. Este estudo aponta que a maioria dos discentes concluem a Educação Básica sem ter nenhum contato com assunto de Análise Combinatória, mas consegue responder algumas questões com o uso do raciocínio lógico. Constatamos também, a necessidade de se trabalhar esse assunto desde as séries inicias, para que se tenham um desenvolvimento gradativo dos esquemas relacionados às estruturas multiplicativas.