Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO (SIGEDUC) NO AUXILIO A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TIBAU DO SUL/RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, SOFTWARE DE GESTÃO, QUALIDADE DO TRABALHO Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19907
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 358
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO (SIGEDUC) NO AUXILIO A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TIBAU DO SUL/RN"
    "resumo" => "A relação entre educação, tecnologia e aperfeiçoamento profissional no contexto atual vem se tornando um dos grandes desafios do sistema educacional vigente.  Neste aspecto, enfrentamos enormes provocações neste século e, nos deparamos com uma grande transformação - que é a nova era do conhecimento, da reflexão de suas práticas e, de aprimoramento do seu fazer pedagógico e administrativo. Neste sentido, o presente artigo tem como finalidade refletir sobre a instalação de um sistema de gestão na rede municipal de Tibau do Sul/RN, quais resultados trouxeram para comunidade escolar (sociedade, escola e nas atividades de professores e alunos que serão usuários desta ferramenta); e quais os papeis e desafios de cada setor neste novo contexto. Pensando numa perspectiva crítico e inovadora é necessário implantar, antes de qualquer coisa, uma nova cultura e para isso é necessário uma série de mudanças que vão desde a formação de professores, gestão administrativa e pedagógica até a definição de políticas que garantam a democratização dessa tecnologia. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada no município em questão, na rede de ensino no ano de 2015 até o corrente momento. Os instrumentos utilizados foram: levantamentos de dados nas escolas do município citado, rede de ideias, encontros de formação para os Dirigentes escolares, os professores e coordenadores pedagógicos, entrevistas e observações, pois estas ferramentas serviram de base para a melhoria da qualidade do trabalho enquanto disseminador do saber. O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Gadotti, Moran, Sampaio, Kenski e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância da tecnologia em relação aos aspectos de recurso pedagógico, administrativo, gestão escolar, como também os benefícios para a melhoria da qualidade da educação e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Fica evidenciado que conhecimento é mediado pela educação e tecnologia no contexto social, logo a educação integrada à tecnologia possibilita o aperfeiçoamento profissional, estimulando indivíduos a desenvolver uma criticidade para negociar, intervir e fazer escolhas, como também tornar-se capaz de encontrar a informação que necessita, de maneira independente e assim, estará preparado para enfrentar situações novas, decorrentes das constantes atualizações das informações na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, SOFTWARE DE GESTÃO, QUALIDADE DO TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID358_03082016111525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "YZYNYA REZENDE "
    "autor_email" => "yzynya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19907
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 358
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO (SIGEDUC) NO AUXILIO A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TIBAU DO SUL/RN"
    "resumo" => "A relação entre educação, tecnologia e aperfeiçoamento profissional no contexto atual vem se tornando um dos grandes desafios do sistema educacional vigente.  Neste aspecto, enfrentamos enormes provocações neste século e, nos deparamos com uma grande transformação - que é a nova era do conhecimento, da reflexão de suas práticas e, de aprimoramento do seu fazer pedagógico e administrativo. Neste sentido, o presente artigo tem como finalidade refletir sobre a instalação de um sistema de gestão na rede municipal de Tibau do Sul/RN, quais resultados trouxeram para comunidade escolar (sociedade, escola e nas atividades de professores e alunos que serão usuários desta ferramenta); e quais os papeis e desafios de cada setor neste novo contexto. Pensando numa perspectiva crítico e inovadora é necessário implantar, antes de qualquer coisa, uma nova cultura e para isso é necessário uma série de mudanças que vão desde a formação de professores, gestão administrativa e pedagógica até a definição de políticas que garantam a democratização dessa tecnologia. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada no município em questão, na rede de ensino no ano de 2015 até o corrente momento. Os instrumentos utilizados foram: levantamentos de dados nas escolas do município citado, rede de ideias, encontros de formação para os Dirigentes escolares, os professores e coordenadores pedagógicos, entrevistas e observações, pois estas ferramentas serviram de base para a melhoria da qualidade do trabalho enquanto disseminador do saber. O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Gadotti, Moran, Sampaio, Kenski e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância da tecnologia em relação aos aspectos de recurso pedagógico, administrativo, gestão escolar, como também os benefícios para a melhoria da qualidade da educação e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Fica evidenciado que conhecimento é mediado pela educação e tecnologia no contexto social, logo a educação integrada à tecnologia possibilita o aperfeiçoamento profissional, estimulando indivíduos a desenvolver uma criticidade para negociar, intervir e fazer escolhas, como também tornar-se capaz de encontrar a informação que necessita, de maneira independente e assim, estará preparado para enfrentar situações novas, decorrentes das constantes atualizações das informações na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, SOFTWARE DE GESTÃO, QUALIDADE DO TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID358_03082016111525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "YZYNYA REZENDE "
    "autor_email" => "yzynya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A relação entre educação, tecnologia e aperfeiçoamento profissional no contexto atual vem se tornando um dos grandes desafios do sistema educacional vigente. Neste aspecto, enfrentamos enormes provocações neste século e, nos deparamos com uma grande transformação - que é a nova era do conhecimento, da reflexão de suas práticas e, de aprimoramento do seu fazer pedagógico e administrativo. Neste sentido, o presente artigo tem como finalidade refletir sobre a instalação de um sistema de gestão na rede municipal de Tibau do Sul/RN, quais resultados trouxeram para comunidade escolar (sociedade, escola e nas atividades de professores e alunos que serão usuários desta ferramenta); e quais os papeis e desafios de cada setor neste novo contexto. Pensando numa perspectiva crítico e inovadora é necessário implantar, antes de qualquer coisa, uma nova cultura e para isso é necessário uma série de mudanças que vão desde a formação de professores, gestão administrativa e pedagógica até a definição de políticas que garantam a democratização dessa tecnologia. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada no município em questão, na rede de ensino no ano de 2015 até o corrente momento. Os instrumentos utilizados foram: levantamentos de dados nas escolas do município citado, rede de ideias, encontros de formação para os Dirigentes escolares, os professores e coordenadores pedagógicos, entrevistas e observações, pois estas ferramentas serviram de base para a melhoria da qualidade do trabalho enquanto disseminador do saber. O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Gadotti, Moran, Sampaio, Kenski e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância da tecnologia em relação aos aspectos de recurso pedagógico, administrativo, gestão escolar, como também os benefícios para a melhoria da qualidade da educação e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Fica evidenciado que conhecimento é mediado pela educação e tecnologia no contexto social, logo a educação integrada à tecnologia possibilita o aperfeiçoamento profissional, estimulando indivíduos a desenvolver uma criticidade para negociar, intervir e fazer escolhas, como também tornar-se capaz de encontrar a informação que necessita, de maneira independente e assim, estará preparado para enfrentar situações novas, decorrentes das constantes atualizações das informações na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.