O objetivo desse trabalho é investigar e mostrar as diversas estratégias de mediação de leituras utilizados pelos bolsistas do Programa Institucional com Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, que atuam no subprojeto Mediadores de leitura e de textos em processos de (auto)formação do Curso de Pedagogia do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Os bolsistas atuam em três escolas diferentes na cidade de Pau dos Ferros/RN, tendo como foco planejar com as professoras, estratégias para desenvolver mediação de leitura. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica e de campo. A parte primeira, enfoca conceitos relacionados a leitura, estratégias e mediação de leitura, ressaltando a importância da leitura deleite em sala de aula, pois só assim consegue-se despertar o gosto pela leitura. A segunda, se deu através da a aplicação de questionários com três bolsistas atuantes nas escolas, com questões referentes a como são os alunos das em relação a leitura, se preferem ler ou ouvir histórias, onde preferem ler, se na sala ou na biblioteca, e referente as estratégias de mediação de leitura utilizados por eles, e se estas tem um contribuição positiva na hora de contar histórias. Dessa forma constatamos que as estratégias de leitura diferenciadas têm um papel relevante no processo de formação do leitor, instigando um maior interesse e participação dos alunos na hora das leituras, pois os mesmo interagem mais e buscam estar sempre participando do momento, sem se despesar como muitas vezes ocorre quando o momento de leitura não tem algo mais chamativo.