BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20453 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3338 "inscrito_id" => 7065 "titulo" => "BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências e atividades/situações que foram desenvolvidas em creches. Onde o nosso olhar foi direcionado para as crianças pequenas ao planejar e realizar as atividades que atendessem às necessidades e aos desejos delas. As experiências aqui relatadas, ocorreram durante o Estágio em Docência na Educação Infantil, onde nasceu o projeto “BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: Experiências significativas na creche”. Pensado e organizado de maneira que se desenvolvesse nas crianças o cognitivo, linguísticas, a interação, a descoberta de novas sensações, a construção, a curiosidade[..], e no/a estagiário/a as competências necessárias para se trabalhar com crianças pequenas de 0 a 5 anos. Olhamos o estágio não como a “hora da prática”, mas como o momento para desenvolver o olhar e a reflexão sobre a prática docente. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo, e a bibliográfica. Os dados foram gerados a partir da observação e intervenção, sendo, registrados e documentados no Diário de Bordo. Utilizaremos também as teorias desenvolvidas no Curso de Pedagogia da UFMA, teóricos como: PIMENTA (2005/2006), LIMA; AROEIRA (2011), KISHIMOTO (2002), entre outros, que trazem uma concepção de criança e uma maneira de trata-las adequadas a nossa realidade, a pesquisa em campo e a observação-participante. Ressaltamos que, o momento de estudo que antecede a nossa participação na escola campo, é importante para fundamentar as nossas práticas docentes, pois, a teoria é indissociável da prática sendo que as articulações delas permitem que não fiquem distanciadas uma da outra. PALAVRAS-CHAVES: Crianças, Creche, Brincar, Experimentar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, CRECHE, BRINCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID7065_18082016220446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCIA MORAES COSTA" "autor_nome_curto" => "NILCIA M. COSTA" "autor_email" => "nilcia7_moraes@hotmail.co" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20453 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3338 "inscrito_id" => 7065 "titulo" => "BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA CRECHE." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências e atividades/situações que foram desenvolvidas em creches. Onde o nosso olhar foi direcionado para as crianças pequenas ao planejar e realizar as atividades que atendessem às necessidades e aos desejos delas. As experiências aqui relatadas, ocorreram durante o Estágio em Docência na Educação Infantil, onde nasceu o projeto “BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: Experiências significativas na creche”. Pensado e organizado de maneira que se desenvolvesse nas crianças o cognitivo, linguísticas, a interação, a descoberta de novas sensações, a construção, a curiosidade[..], e no/a estagiário/a as competências necessárias para se trabalhar com crianças pequenas de 0 a 5 anos. Olhamos o estágio não como a “hora da prática”, mas como o momento para desenvolver o olhar e a reflexão sobre a prática docente. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo, e a bibliográfica. Os dados foram gerados a partir da observação e intervenção, sendo, registrados e documentados no Diário de Bordo. Utilizaremos também as teorias desenvolvidas no Curso de Pedagogia da UFMA, teóricos como: PIMENTA (2005/2006), LIMA; AROEIRA (2011), KISHIMOTO (2002), entre outros, que trazem uma concepção de criança e uma maneira de trata-las adequadas a nossa realidade, a pesquisa em campo e a observação-participante. Ressaltamos que, o momento de estudo que antecede a nossa participação na escola campo, é importante para fundamentar as nossas práticas docentes, pois, a teoria é indissociável da prática sendo que as articulações delas permitem que não fiquem distanciadas uma da outra. PALAVRAS-CHAVES: Crianças, Creche, Brincar, Experimentar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, CRECHE, BRINCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID7065_18082016220446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCIA MORAES COSTA" "autor_nome_curto" => "NILCIA M. COSTA" "autor_email" => "nilcia7_moraes@hotmail.co" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }