Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/UFCG - CAMPUS PATOS

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA, REALIDADE PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21098
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 721
    "inscrito_id" => 928
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/UFCG - CAMPUS PATOS"
    "resumo" => "Apesar de a atuação docente ainda ser muito desafiadora, muitos graduandos sonham em ser um profissional docente, e mantém as perspectivas para seu futuro profissional. Nesse contexto, disciplinas didáticas tem um papel de fundamental importância, agindo como disseminadora da realidade docente e ajudando os cidadãos a entenderem e realmente saberem se é a área que desejam seguir. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de graduandos da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural,  Município de Patos, Paraíba, e avaliar seu ponto de vista sobre os desafios e perspectivas para com a área docente. Foram entrevistados 94 graduandos através de um questionário semiestruturado contendo 8 questões de múltipla escolha. Os resultados reportam que 71,3% (n = 67) afirmam que os desafios enfrentados podem afetar a permanência dos graduandos na universidade. Referente ao motivo que levam os graduandos a desistências ou trancamentos, a maioria, 42,6% (n = 40) afirmam ser a falta de apoio da universidade. 47,9% (n = 45) julgaram como sua principal perspectiva para o seu futuro profissional, querer a profissão de professor e pesquisador simultaneamente. Observou-se que 91,5% (n = 86) concordaram que o maior desafio enfrentado na área docente é a desvalorização profissional.  Referente à motivação para permanência no curso, 38,3% (n = 36) julgaram que tal permanência deve-se ao de ser professor de Biologia e/ou Biólogo.  Após a conclusão do curso 77,7% (n = 73) afirmaram que irão dar continuidade a sua formação, ingressando em uma pós-graduação (mestrado, doutorado). Apesar dos desafios que a profissão impõe os graduandos julgam concluir o curso e seguir com a carreira profissional através da formação complementar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA, REALIDADE PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID928_09082016001356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA RAFAELA FERREIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA RAFAELA"
    "autor_email" => "amanda-souzaah@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21098
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 721
    "inscrito_id" => 928
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/UFCG - CAMPUS PATOS"
    "resumo" => "Apesar de a atuação docente ainda ser muito desafiadora, muitos graduandos sonham em ser um profissional docente, e mantém as perspectivas para seu futuro profissional. Nesse contexto, disciplinas didáticas tem um papel de fundamental importância, agindo como disseminadora da realidade docente e ajudando os cidadãos a entenderem e realmente saberem se é a área que desejam seguir. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de graduandos da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural,  Município de Patos, Paraíba, e avaliar seu ponto de vista sobre os desafios e perspectivas para com a área docente. Foram entrevistados 94 graduandos através de um questionário semiestruturado contendo 8 questões de múltipla escolha. Os resultados reportam que 71,3% (n = 67) afirmam que os desafios enfrentados podem afetar a permanência dos graduandos na universidade. Referente ao motivo que levam os graduandos a desistências ou trancamentos, a maioria, 42,6% (n = 40) afirmam ser a falta de apoio da universidade. 47,9% (n = 45) julgaram como sua principal perspectiva para o seu futuro profissional, querer a profissão de professor e pesquisador simultaneamente. Observou-se que 91,5% (n = 86) concordaram que o maior desafio enfrentado na área docente é a desvalorização profissional.  Referente à motivação para permanência no curso, 38,3% (n = 36) julgaram que tal permanência deve-se ao de ser professor de Biologia e/ou Biólogo.  Após a conclusão do curso 77,7% (n = 73) afirmaram que irão dar continuidade a sua formação, ingressando em uma pós-graduação (mestrado, doutorado). Apesar dos desafios que a profissão impõe os graduandos julgam concluir o curso e seguir com a carreira profissional através da formação complementar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA, REALIDADE PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID928_09082016001356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA RAFAELA FERREIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA RAFAELA"
    "autor_email" => "amanda-souzaah@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Apesar de a atuação docente ainda ser muito desafiadora, muitos graduandos sonham em ser um profissional docente, e mantém as perspectivas para seu futuro profissional. Nesse contexto, disciplinas didáticas tem um papel de fundamental importância, agindo como disseminadora da realidade docente e ajudando os cidadãos a entenderem e realmente saberem se é a área que desejam seguir. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de graduandos da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Município de Patos, Paraíba, e avaliar seu ponto de vista sobre os desafios e perspectivas para com a área docente. Foram entrevistados 94 graduandos através de um questionário semiestruturado contendo 8 questões de múltipla escolha. Os resultados reportam que 71,3% (n = 67) afirmam que os desafios enfrentados podem afetar a permanência dos graduandos na universidade. Referente ao motivo que levam os graduandos a desistências ou trancamentos, a maioria, 42,6% (n = 40) afirmam ser a falta de apoio da universidade. 47,9% (n = 45) julgaram como sua principal perspectiva para o seu futuro profissional, querer a profissão de professor e pesquisador simultaneamente. Observou-se que 91,5% (n = 86) concordaram que o maior desafio enfrentado na área docente é a desvalorização profissional. Referente à motivação para permanência no curso, 38,3% (n = 36) julgaram que tal permanência deve-se ao de ser professor de Biologia e/ou Biólogo. Após a conclusão do curso 77,7% (n = 73) afirmaram que irão dar continuidade a sua formação, ingressando em uma pós-graduação (mestrado, doutorado). Apesar dos desafios que a profissão impõe os graduandos julgam concluir o curso e seguir com a carreira profissional através da formação complementar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.