Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA AÇÃO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA- PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, NAZARÉ DA MATA-PE Comunicação Oral (CO) Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências realizadas a partir do contato com a literatura infantil afro-brasileira e africana em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Nazaré da Mata-PE. Baseamo-nos, teoricamente, em estudos relacionados a Educação para as relações étnico-raciais e a literatura infantil africana e afro-brasileira. A nossa prática está alicerçada na pesquisa-ação-formação. Para tanto, realizamos oficinas de leitura com obras que compõem o acervo do Plano Nacional Biblioteca na Escola – PNBE, cujos protagonistas são negros: O cabelo de Lelê e Obax. Utilizamos como instrumentos o diário de campo e a observação participante para mapear as atitudes positivas ou negativas dos alunos ao se depararem com tais livros, assim como, as dos professores envolvidos com o nosso projeto. A análise demonstrou que as crianças envolvidas com esse tipo de livro tendem a se identificar com as personagens de forma positiva, o que foi percebido a partir das falas nos momentos de discussão sobre os livros como também das representações visuais elaboradas pelas crianças. Concluímos que o contato com livros de literatura infantil afro-brasileira e africana favoreceu a valorização de uma consciência cultural e da identidade negra, por nós consideradas como importantes elementos para a formação de cidadãos capazes de conviver respeitosamente na sociedade atual.

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