Esse trabalho apresenta como tema O que é e como se dá uma produtiva organização do trabalho pedagógico de EJA, tendo como principal objetivo analisar como os professores da modalidade EJA articulam e desenvolvem sua prática em sala de aula, ressaltando por esta a realidade de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras-PB. A EJA tem sido muito mal conduzida, desarticulada de seus princípios norteadores, o que tem prejudicado o alunado, visto que tal modalidade não tem garantido a formação à que se propõe. Compreender a Educação de Jovens e Adultos enquanto parte integrante e indispensável ao desenvolvimento da sociedade visto sua complexidade e abrangência enquanto capaz de proporcionar formação integral é favorecer a mudança de realidade social, empoderando os indivíduos de formação critica reflexiva, direito dos mesmos. Na busca pelo aprofundamento dessa discussão se utilizou de pesquisa de campo, bem como pesquisa bibliográfica e observação para que fossem feitas as devidas anotações. E diante destas observações se pôde concluir que ainda há muito que se fazer para que haja um trabalho pedagógico eficaz considerando a modalidade observada, pois esta ainda se encontra presa à maneiras tradicionais de ensino, não contemplando as exigências da modalidade em questão. Descontextualizada, não voltada a formação do trabalho e de enfoques não significativos é claro a ineficácia do trabalho com a EJA, ressaltando assim a urgente necessidade de um re-pensar da organização e prática do trabalho pedagógico na referida escola.