Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PRÁTICAS AVALIATIVAS, MEDIAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS. Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20336
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3045
    "inscrito_id" => 1684
    "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho, elenca diversas atividades pedagógicas desenvolvidas junto à disciplina Educação e Novas Tecnologias, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Florânia/RN, destacando várias situações envolvendo o processo de avaliação da aprendizagem por meio da utilização de recursos tecnológicos como o Skype, o Prezi e o Facebook. Tem como embasamento teórico, autores que tratam do interacionismo Vygotskiano, da avaliação da aprendizagem e do uso nas novas tecnologias da informação e da comunicação nos processos educativos. Na Metodologia, será abordada como ocorreu a utilização do Skype, Prezi e Facebook, nas atividades avaliativas ocorridas durante os encontros entre docente e discentes. Nas análises e discussões, serão apresentados os resultados alcançados por meio das situações de ensino e aprendizagem em que professor e educandos vivenciaram em sala de aula no desenrolar da disciplina citada acima. A proposição central é de analisar tais experiências sob uma perspectiva interacionista, enfatizando a possibilidade de tais recursos serem aplicados além do Ensino Superior, em turmas da Educação Básica, principalmente as do Ensino Fundamental II e Médio Regular e Integrado, tanto das Escolas Municipais e Estaduais, quanto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo em vista o público jovem que estuda nessa etapa da Educação Básica, contribuindo assim, à promoção da inclusão digital e social. Ele é concluído, enfatizando que as novas tecnologias aliadas ao processo de avaliação da aprendizagem, tem o poder de ressignificá-lo, tornando tal processo mais prazeroso tanto para o professor quanto para o aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS, MEDIAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1684_17082016224511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SENA"
    "autor_email" => "senaprofessor@hotmail.com"
    "autor_ies" => "EECSB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20336
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3045
    "inscrito_id" => 1684
    "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho, elenca diversas atividades pedagógicas desenvolvidas junto à disciplina Educação e Novas Tecnologias, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Florânia/RN, destacando várias situações envolvendo o processo de avaliação da aprendizagem por meio da utilização de recursos tecnológicos como o Skype, o Prezi e o Facebook. Tem como embasamento teórico, autores que tratam do interacionismo Vygotskiano, da avaliação da aprendizagem e do uso nas novas tecnologias da informação e da comunicação nos processos educativos. Na Metodologia, será abordada como ocorreu a utilização do Skype, Prezi e Facebook, nas atividades avaliativas ocorridas durante os encontros entre docente e discentes. Nas análises e discussões, serão apresentados os resultados alcançados por meio das situações de ensino e aprendizagem em que professor e educandos vivenciaram em sala de aula no desenrolar da disciplina citada acima. A proposição central é de analisar tais experiências sob uma perspectiva interacionista, enfatizando a possibilidade de tais recursos serem aplicados além do Ensino Superior, em turmas da Educação Básica, principalmente as do Ensino Fundamental II e Médio Regular e Integrado, tanto das Escolas Municipais e Estaduais, quanto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo em vista o público jovem que estuda nessa etapa da Educação Básica, contribuindo assim, à promoção da inclusão digital e social. Ele é concluído, enfatizando que as novas tecnologias aliadas ao processo de avaliação da aprendizagem, tem o poder de ressignificá-lo, tornando tal processo mais prazeroso tanto para o professor quanto para o aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS, MEDIAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1684_17082016224511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SENA"
    "autor_email" => "senaprofessor@hotmail.com"
    "autor_ies" => "EECSB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho, elenca diversas atividades pedagógicas desenvolvidas junto à disciplina Educação e Novas Tecnologias, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Florânia/RN, destacando várias situações envolvendo o processo de avaliação da aprendizagem por meio da utilização de recursos tecnológicos como o Skype, o Prezi e o Facebook. Tem como embasamento teórico, autores que tratam do interacionismo Vygotskiano, da avaliação da aprendizagem e do uso nas novas tecnologias da informação e da comunicação nos processos educativos. Na Metodologia, será abordada como ocorreu a utilização do Skype, Prezi e Facebook, nas atividades avaliativas ocorridas durante os encontros entre docente e discentes. Nas análises e discussões, serão apresentados os resultados alcançados por meio das situações de ensino e aprendizagem em que professor e educandos vivenciaram em sala de aula no desenrolar da disciplina citada acima. A proposição central é de analisar tais experiências sob uma perspectiva interacionista, enfatizando a possibilidade de tais recursos serem aplicados além do Ensino Superior, em turmas da Educação Básica, principalmente as do Ensino Fundamental II e Médio Regular e Integrado, tanto das Escolas Municipais e Estaduais, quanto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo em vista o público jovem que estuda nessa etapa da Educação Básica, contribuindo assim, à promoção da inclusão digital e social. Ele é concluído, enfatizando que as novas tecnologias aliadas ao processo de avaliação da aprendizagem, tem o poder de ressignificá-lo, tornando tal processo mais prazeroso tanto para o professor quanto para o aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.