AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20336 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3045 "inscrito_id" => 1684 "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho, elenca diversas atividades pedagógicas desenvolvidas junto à disciplina Educação e Novas Tecnologias, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Florânia/RN, destacando várias situações envolvendo o processo de avaliação da aprendizagem por meio da utilização de recursos tecnológicos como o Skype, o Prezi e o Facebook. Tem como embasamento teórico, autores que tratam do interacionismo Vygotskiano, da avaliação da aprendizagem e do uso nas novas tecnologias da informação e da comunicação nos processos educativos. Na Metodologia, será abordada como ocorreu a utilização do Skype, Prezi e Facebook, nas atividades avaliativas ocorridas durante os encontros entre docente e discentes. Nas análises e discussões, serão apresentados os resultados alcançados por meio das situações de ensino e aprendizagem em que professor e educandos vivenciaram em sala de aula no desenrolar da disciplina citada acima. A proposição central é de analisar tais experiências sob uma perspectiva interacionista, enfatizando a possibilidade de tais recursos serem aplicados além do Ensino Superior, em turmas da Educação Básica, principalmente as do Ensino Fundamental II e Médio Regular e Integrado, tanto das Escolas Municipais e Estaduais, quanto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo em vista o público jovem que estuda nessa etapa da Educação Básica, contribuindo assim, à promoção da inclusão digital e social. Ele é concluído, enfatizando que as novas tecnologias aliadas ao processo de avaliação da aprendizagem, tem o poder de ressignificá-lo, tornando tal processo mais prazeroso tanto para o professor quanto para o aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS, MEDIAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1684_17082016224511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS DE SENA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SENA" "autor_email" => "senaprofessor@hotmail.com" "autor_ies" => "EECSB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20336 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3045 "inscrito_id" => 1684 "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho, elenca diversas atividades pedagógicas desenvolvidas junto à disciplina Educação e Novas Tecnologias, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Florânia/RN, destacando várias situações envolvendo o processo de avaliação da aprendizagem por meio da utilização de recursos tecnológicos como o Skype, o Prezi e o Facebook. Tem como embasamento teórico, autores que tratam do interacionismo Vygotskiano, da avaliação da aprendizagem e do uso nas novas tecnologias da informação e da comunicação nos processos educativos. Na Metodologia, será abordada como ocorreu a utilização do Skype, Prezi e Facebook, nas atividades avaliativas ocorridas durante os encontros entre docente e discentes. Nas análises e discussões, serão apresentados os resultados alcançados por meio das situações de ensino e aprendizagem em que professor e educandos vivenciaram em sala de aula no desenrolar da disciplina citada acima. A proposição central é de analisar tais experiências sob uma perspectiva interacionista, enfatizando a possibilidade de tais recursos serem aplicados além do Ensino Superior, em turmas da Educação Básica, principalmente as do Ensino Fundamental II e Médio Regular e Integrado, tanto das Escolas Municipais e Estaduais, quanto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo em vista o público jovem que estuda nessa etapa da Educação Básica, contribuindo assim, à promoção da inclusão digital e social. Ele é concluído, enfatizando que as novas tecnologias aliadas ao processo de avaliação da aprendizagem, tem o poder de ressignificá-lo, tornando tal processo mais prazeroso tanto para o professor quanto para o aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS, MEDIAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1684_17082016224511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS DE SENA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SENA" "autor_email" => "senaprofessor@hotmail.com" "autor_ies" => "EECSB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }