Este artigo trata-se de um recorte da análise de nossa dissertação de mestrado intitulada “As representações de língua inglesa na construção dos saberes: os fatores (des) motivadores no ensino e aprendizagem de inglês em uma Escola Estadual de Campina Grande-PB”, sob orientação do prof. Dr. Marco Antonio Margarido Costa. Neste artigo, analisamos os efeitos do discurso neoliberal de globalização no ensino aprendizagem de língua inglesa. A importância de aprender inglês é tema central do discurso de globalização, no entanto, diante desse contexto, a língua inglesa é representada como mercadoria de uma sociedade cada dia mais consumista e imediatista. Essa realidade se estende à sala de aula dificultando um ensino/aprendizagem mais crítico e reflexixo sobre o inglês. Diante dessas considerações, nosso objetivo geral consiste em analisar os efeitos do discurso neoliberal de globalização na prática pedagógica de uma professora da disciplina de inglês em uma turma de 3ª ano do Ensino Médio. A nossa análise tem como fundamento teórico principal as teorias da Análise do Discurso (AD) vinculadas aos nomes de Bakhtin (1929/2006); Foucault (1969/2012). A partir da análise de dados, é possível detectar nos discursos da professora de LI e na sua prática pedagógica as marcas do discurso neoliberal de globalização e suas consequências: o inglês com propósitos utilitaristas, o ensino/aprendizagem baseado na normatização da língua, o inglês como um instrumento de desigualdade.