Nos cursos de formação de professores, o estágio supervisionado desempenha um importante papel na formação pratica docente. Mais recentemente o Programa de Bolsas de Iniciação científica (PIBID) tem contribuído para ampliar esta formação oportunizando aos alunos participantes desde o princípio do seu processo formativo, conhecerem e aprenderem novas metodologias de ensino mediante observação dos docentes da escola, além de estar diariamente em contato com os alunos e participando das atividades desenvolvidos pela escola. No entanto, percebe-se que o estágio tem diversas limitações as quais, não são vistas no PIBID. Assim, este trabalho pretendeu investigar a partir da concepção de professores da escola básica, as contribuições do PIBID e do estágio supervisionado à formação docente a partir das próprias vivências dos professores em uma ou ambas as práticas de formação. Nesta pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, usou-se como instrumento para a coleta de dados, entrevistas. Os sujeitos pesquisados tinham dois perfis: os que vivenciaram estágio e o subprojeto PIBID e aqueles que tiveram apenas o estágio supervisionado como prática docente. Através dos dados analisados verificou-se que na concepção dos professores entrevistados, o PIBID contribui na formação docente em maior intensidade que o estágio, devido principalmente a uma carga horária maior de vivência na escola, no entanto consideram que o estágio poderia ser muito melhor trabalhado se a escola e a instituição formadora dialogasse mais vezes, se ambas percebessem a real importância do estágio de forma a repensar esta experiência prática tão importante a formação dos futuros professores.