Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

Palavra-chaves: OFICINA, LEITURA, CRIATIVIDADE Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19593
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1114
    "inscrito_id" => 10337
    "titulo" => "CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA"
    "resumo" => "Durante o processo de formação de leitura e escrita, alguns alunos tem muita dificuldade em atividade de produção textual, sobretudo em elaborar textos criativos que tenham coesão e clareza em suas ideias, e os professores não conseguem despertar o interesse pela leitura, sendo que é a partir do gosto pela leitura que o aluno poderá articular a imaginação na construção de significados do seu processo de uma produção textual. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática de incentivo à leitura realizada durante uma oficina pedagógica no projeto PIBID, elaborada pelos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB-CAMPUS IV, Mamanguape-PB, e executada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto-PB. Essa atividade foi elaborada a partir de reflexões acerca da leitura e criatividade, como também sobre a produção textual criada através de suas próprias ideias e imaginação, que devem ser exploradas e planejadas pelo professor em sala de aula no processo de formação do leitor. A partir de uma metodologia participante, o projeto PIBID, tem possibilitado discussões e estudo sobre o ensino escolar e as possibilidades de práticas que o professor pode ajudar ao aluno no processo de desenvolvimento da leitura e o gosto por ler livros. Portanto, mediante aos resultados obtidos nesta oficina concluímos que é possível elaborar práticas de incentivo à leitura pelo professor na sala de aula, ou em qualquer espaço dentro ou fora da escola, mas para que isso ocorra é necessário compromisso, planejamento e organização da prática pedagógica segundo o desenvolvimento das crianças e realidade social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "OFICINA, LEITURA, CRIATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID10337_13082016155833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL LIMA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL LIMA"
    "autor_email" => "limaisabel16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19593
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1114
    "inscrito_id" => 10337
    "titulo" => "CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA"
    "resumo" => "Durante o processo de formação de leitura e escrita, alguns alunos tem muita dificuldade em atividade de produção textual, sobretudo em elaborar textos criativos que tenham coesão e clareza em suas ideias, e os professores não conseguem despertar o interesse pela leitura, sendo que é a partir do gosto pela leitura que o aluno poderá articular a imaginação na construção de significados do seu processo de uma produção textual. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática de incentivo à leitura realizada durante uma oficina pedagógica no projeto PIBID, elaborada pelos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB-CAMPUS IV, Mamanguape-PB, e executada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto-PB. Essa atividade foi elaborada a partir de reflexões acerca da leitura e criatividade, como também sobre a produção textual criada através de suas próprias ideias e imaginação, que devem ser exploradas e planejadas pelo professor em sala de aula no processo de formação do leitor. A partir de uma metodologia participante, o projeto PIBID, tem possibilitado discussões e estudo sobre o ensino escolar e as possibilidades de práticas que o professor pode ajudar ao aluno no processo de desenvolvimento da leitura e o gosto por ler livros. Portanto, mediante aos resultados obtidos nesta oficina concluímos que é possível elaborar práticas de incentivo à leitura pelo professor na sala de aula, ou em qualquer espaço dentro ou fora da escola, mas para que isso ocorra é necessário compromisso, planejamento e organização da prática pedagógica segundo o desenvolvimento das crianças e realidade social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "OFICINA, LEITURA, CRIATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID10337_13082016155833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL LIMA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL LIMA"
    "autor_email" => "limaisabel16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Durante o processo de formação de leitura e escrita, alguns alunos tem muita dificuldade em atividade de produção textual, sobretudo em elaborar textos criativos que tenham coesão e clareza em suas ideias, e os professores não conseguem despertar o interesse pela leitura, sendo que é a partir do gosto pela leitura que o aluno poderá articular a imaginação na construção de significados do seu processo de uma produção textual. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática de incentivo à leitura realizada durante uma oficina pedagógica no projeto PIBID, elaborada pelos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB-CAMPUS IV, Mamanguape-PB, e executada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto-PB. Essa atividade foi elaborada a partir de reflexões acerca da leitura e criatividade, como também sobre a produção textual criada através de suas próprias ideias e imaginação, que devem ser exploradas e planejadas pelo professor em sala de aula no processo de formação do leitor. A partir de uma metodologia participante, o projeto PIBID, tem possibilitado discussões e estudo sobre o ensino escolar e as possibilidades de práticas que o professor pode ajudar ao aluno no processo de desenvolvimento da leitura e o gosto por ler livros. Portanto, mediante aos resultados obtidos nesta oficina concluímos que é possível elaborar práticas de incentivo à leitura pelo professor na sala de aula, ou em qualquer espaço dentro ou fora da escola, mas para que isso ocorra é necessário compromisso, planejamento e organização da prática pedagógica segundo o desenvolvimento das crianças e realidade social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.