Durante o processo de formação de leitura e escrita, alguns alunos tem muita dificuldade em atividade de produção textual, sobretudo em elaborar textos criativos que tenham coesão e clareza em suas ideias, e os professores não conseguem despertar o interesse pela leitura, sendo que é a partir do gosto pela leitura que o aluno poderá articular a imaginação na construção de significados do seu processo de uma produção textual. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática de incentivo à leitura realizada durante uma oficina pedagógica no projeto PIBID, elaborada pelos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB-CAMPUS IV, Mamanguape-PB, e executada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto-PB. Essa atividade foi elaborada a partir de reflexões acerca da leitura e criatividade, como também sobre a produção textual criada através de suas próprias ideias e imaginação, que devem ser exploradas e planejadas pelo professor em sala de aula no processo de formação do leitor. A partir de uma metodologia participante, o projeto PIBID, tem possibilitado discussões e estudo sobre o ensino escolar e as possibilidades de práticas que o professor pode ajudar ao aluno no processo de desenvolvimento da leitura e o gosto por ler livros. Portanto, mediante aos resultados obtidos nesta oficina concluímos que é possível elaborar práticas de incentivo à leitura pelo professor na sala de aula, ou em qualquer espaço dentro ou fora da escola, mas para que isso ocorra é necessário compromisso, planejamento e organização da prática pedagógica segundo o desenvolvimento das crianças e realidade social.