Atualmente, cursos de Educação a Distância (EaD) possuem relevante adesão do público feminino, toda via, as escolhas pelos cursos dão-se, em sua maioria, na área de humanas. A força de pesquisa acerca da relação histórica entre o sexo feminino e a área supracitada centralizam-se no espaço da educação superior, por tanto, o presente trabalho se constrói na necessidade de levantar dados sobre o gênero feminino no âmbito de cursos profissionalizantes de nível médio, de modalidade EaD. O Instituto Metrópole Digital no polo da UFERSA Campus Mossoró é o espaço onde a pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida, por dispor de cursos técnicos em tecnologia da informação (TI), na modalidade EaD semipresencial, representando a área de exatas. A amostra possui 163 discentes com matrículas ativas no semestre 2016.1 e dentre eles apenas 26 são do sexo feminino. A baixa adesão aos cursos técnicos na área de exatas e tecnológicas é um fator que acorda com as literaturas pertinentes a questão da mulher e suas escolhas profissionais ao longo da história. A respeito da permanência das mulheres no curso, o teste não paramétrico de Wilcoxon-Mann-Whitney não apresentou correlação entre a questão do gênero e a evasão, portanto, o foco de políticas pedagógicas institucionais em relação a questão feminina deve ser desenvolvido pontuando-se a partir da escolha pelo curso, afim de desconstruir paradigmas culturais onde há um gênero específico para cada área de atuação profissional.