HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO À TERMOLOGIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21183 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1296 "inscrito_id" => 6435 "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO À TERMOLOGIA" "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos uma sugestão de sequência didática que explora conceitos de calor e temperatura, através de uma abordagem histórico-filosófica. Incentivados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvemos a proposta numa escola estadual da Paraíba, com uma turma de segundo ano do ensino médio. O trabalho englobou duas etapas: planejamento e intervenção. A prática com os estudantes compreendeu três horas-aula e abordou a evolução do Calor ao longo da história, assim como o desenvolvimento dos Termoscópios – onde analisamos desde os primeiros aparelhos de medida da temperatura até os termômetros mais atuais, com foco nas polêmicas e divergências em relação a descoberta. As atividades em sala de aula seguiram a lógica dos momentos pedagógicos defendidos por Delizoicov (2005) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. De modo geral, a aula ficou subdividida em dois momentos: o primeiro, onde discutimos a base histórica do conceito de calor; e o segundo, em que analisamos a evolução do conceito de temperatura e dos termoscópios/termômetros. A contextualização durante o processo favoreceu à construção de senso crítico, por parte do estudante, ao atentar para uma visão mais realista da Ciência e do trabalho científico. O desenvolvimento da proposta denota a viabilidade da contextualização histórico-filosófica no ensino de Física, além de oportunizar um entendimento mais autêntico da Ciência e de sua evolução. Dentre outros aspectos, destacamos os(as) debates/controvérsias em torno da produção de conhecimentos, visando sobretudo desconstruir o paradigma da linearidade e imutabilidade da produção dos saberes científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, CALOR, TEMPERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6435_14082016162226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "fisicajanaina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21183 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1296 "inscrito_id" => 6435 "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO À TERMOLOGIA" "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos uma sugestão de sequência didática que explora conceitos de calor e temperatura, através de uma abordagem histórico-filosófica. Incentivados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvemos a proposta numa escola estadual da Paraíba, com uma turma de segundo ano do ensino médio. O trabalho englobou duas etapas: planejamento e intervenção. A prática com os estudantes compreendeu três horas-aula e abordou a evolução do Calor ao longo da história, assim como o desenvolvimento dos Termoscópios – onde analisamos desde os primeiros aparelhos de medida da temperatura até os termômetros mais atuais, com foco nas polêmicas e divergências em relação a descoberta. As atividades em sala de aula seguiram a lógica dos momentos pedagógicos defendidos por Delizoicov (2005) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. De modo geral, a aula ficou subdividida em dois momentos: o primeiro, onde discutimos a base histórica do conceito de calor; e o segundo, em que analisamos a evolução do conceito de temperatura e dos termoscópios/termômetros. A contextualização durante o processo favoreceu à construção de senso crítico, por parte do estudante, ao atentar para uma visão mais realista da Ciência e do trabalho científico. O desenvolvimento da proposta denota a viabilidade da contextualização histórico-filosófica no ensino de Física, além de oportunizar um entendimento mais autêntico da Ciência e de sua evolução. Dentre outros aspectos, destacamos os(as) debates/controvérsias em torno da produção de conhecimentos, visando sobretudo desconstruir o paradigma da linearidade e imutabilidade da produção dos saberes científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, CALOR, TEMPERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6435_14082016162226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "fisicajanaina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }