O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a contribuição do jogo no processo de ensino aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, enfatizaremos as contribuições do jogo como uma estratégia metodológica que influencia de forma positiva no aprendizado dos educandos. Nessa óptica, os educadores em suas práticas cotidianas devem utilizar os jogos para ensinar a Matemática contextualizada com a realidade dos educandos. Sendo assim, o jogo não será apenas um entretenimento, mas servirá como uma ferramenta pedagógica positiva. Diante desse cenário, compreendemos que o ensino da Matemática a partir do recurso pedagógico - o jogo - constitui-se como um recurso eficaz de aprendizagem para os educandos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e organização do pensamento. Portanto, o Ensino da Matemática tem grande relevância no que diz respeito à formação integral - nas múltiplas dimensões – do ser humano. Nesse sentido, percebemos a importância de um ensino abrangente, contextualizado com a realidade de vida dos educandos, para proporcionar uma ampliação dos conhecimentos.