O jogo “Vamos respirar? ” Foi produzido durante a execução da disciplina de fisiologia animal III, pelos discentes no curso de ciências biológicas, com sua aplicabilidade para o ensino médio, tendo como abordagem didática a ludicidade com assunto do sistema respiratório. A ludicidade tem se tornado uma ferramenta bastante utilizada pelos professores do ensino de ciências e biologia ao se depararem com conceitos e conteúdos microscópicos ou abstratos. Nessa perspectiva o jogo produzido foi baseado num jogo de tabuleiro, sobre o sistema respiratório com enfoque no caminho da respiração pulmonar (Inspiração/ Expiração), na qual o aluno teve que passar pelas principais regiões ou cavidades anatômicas por onde percorrem os gases (O2 e CO2) que participam deste processo na qual ocorre a hematose. Perguntas e respostas foram inseridas para o desenrolar da sua execução. O objetivo principal foi desenvolver metodologias de apoio para o assunto de sistema respiratório, como também avaliar seu uso pelos estudantes do Curso de Ciências Biológicas, e a sua possível aplicabilidade para os alunos que cursarem a disciplina de biologia no ensino médio. A sua metodologia foi bastante aceitável e os objetivos cumpridos de modo satisfatório, mostrando sua eficácia em ser utilizado como material didático de apoio para a disciplina de Biologia, com algumas adaptações de termos para uma melhor compreensão dos alunos quanto a sua fase cognitiva.