Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO COM UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA O ENSINO MÉDIO: “VAMOS RESPIRAR?"

Palavra-chaves: LUDICIDADE, ENSINO DE BIOLOGIA, SISTEMA RESPIRATÓTIO Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21287
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3586
    "inscrito_id" => 2277
    "titulo" => "JOGO COM UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA O ENSINO MÉDIO: “VAMOS RESPIRAR?""
    "resumo" => "O jogo “Vamos respirar? ” Foi produzido durante a execução da disciplina de fisiologia animal III, pelos discentes no curso de ciências biológicas, com sua aplicabilidade para o ensino médio, tendo como abordagem didática a ludicidade com assunto do sistema respiratório. A ludicidade tem se tornado uma ferramenta bastante utilizada pelos professores do ensino de ciências e biologia ao se depararem com conceitos e conteúdos microscópicos ou abstratos. Nessa perspectiva o jogo produzido foi baseado num jogo de tabuleiro, sobre o sistema respiratório com enfoque no caminho da respiração pulmonar (Inspiração/ Expiração), na qual o aluno teve que passar pelas principais regiões ou cavidades anatômicas por onde percorrem os gases (O2 e CO2) que participam deste processo na qual ocorre a hematose. Perguntas e respostas foram inseridas para o desenrolar da sua execução. O objetivo principal foi desenvolver metodologias de apoio para o assunto de sistema respiratório, como também avaliar seu uso pelos estudantes do Curso de Ciências Biológicas, e a sua possível aplicabilidade para os alunos que cursarem a disciplina de biologia no ensino médio. A sua metodologia foi bastante aceitável e os objetivos cumpridos de modo satisfatório, mostrando sua eficácia em ser utilizado como material didático de apoio para a disciplina de Biologia, com algumas adaptações de termos para uma melhor compreensão dos alunos quanto a sua fase cognitiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ENSINO DE BIOLOGIA, SISTEMA RESPIRATÓTIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID2277_19082016202810.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA SOUZA"
    "autor_email" => "adri.positivo95@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21287
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3586
    "inscrito_id" => 2277
    "titulo" => "JOGO COM UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA O ENSINO MÉDIO: “VAMOS RESPIRAR?""
    "resumo" => "O jogo “Vamos respirar? ” Foi produzido durante a execução da disciplina de fisiologia animal III, pelos discentes no curso de ciências biológicas, com sua aplicabilidade para o ensino médio, tendo como abordagem didática a ludicidade com assunto do sistema respiratório. A ludicidade tem se tornado uma ferramenta bastante utilizada pelos professores do ensino de ciências e biologia ao se depararem com conceitos e conteúdos microscópicos ou abstratos. Nessa perspectiva o jogo produzido foi baseado num jogo de tabuleiro, sobre o sistema respiratório com enfoque no caminho da respiração pulmonar (Inspiração/ Expiração), na qual o aluno teve que passar pelas principais regiões ou cavidades anatômicas por onde percorrem os gases (O2 e CO2) que participam deste processo na qual ocorre a hematose. Perguntas e respostas foram inseridas para o desenrolar da sua execução. O objetivo principal foi desenvolver metodologias de apoio para o assunto de sistema respiratório, como também avaliar seu uso pelos estudantes do Curso de Ciências Biológicas, e a sua possível aplicabilidade para os alunos que cursarem a disciplina de biologia no ensino médio. A sua metodologia foi bastante aceitável e os objetivos cumpridos de modo satisfatório, mostrando sua eficácia em ser utilizado como material didático de apoio para a disciplina de Biologia, com algumas adaptações de termos para uma melhor compreensão dos alunos quanto a sua fase cognitiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ENSINO DE BIOLOGIA, SISTEMA RESPIRATÓTIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID2277_19082016202810.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA SOUZA"
    "autor_email" => "adri.positivo95@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O jogo “Vamos respirar? ” Foi produzido durante a execução da disciplina de fisiologia animal III, pelos discentes no curso de ciências biológicas, com sua aplicabilidade para o ensino médio, tendo como abordagem didática a ludicidade com assunto do sistema respiratório. A ludicidade tem se tornado uma ferramenta bastante utilizada pelos professores do ensino de ciências e biologia ao se depararem com conceitos e conteúdos microscópicos ou abstratos. Nessa perspectiva o jogo produzido foi baseado num jogo de tabuleiro, sobre o sistema respiratório com enfoque no caminho da respiração pulmonar (Inspiração/ Expiração), na qual o aluno teve que passar pelas principais regiões ou cavidades anatômicas por onde percorrem os gases (O2 e CO2) que participam deste processo na qual ocorre a hematose. Perguntas e respostas foram inseridas para o desenrolar da sua execução. O objetivo principal foi desenvolver metodologias de apoio para o assunto de sistema respiratório, como também avaliar seu uso pelos estudantes do Curso de Ciências Biológicas, e a sua possível aplicabilidade para os alunos que cursarem a disciplina de biologia no ensino médio. A sua metodologia foi bastante aceitável e os objetivos cumpridos de modo satisfatório, mostrando sua eficácia em ser utilizado como material didático de apoio para a disciplina de Biologia, com algumas adaptações de termos para uma melhor compreensão dos alunos quanto a sua fase cognitiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.