SILVA, Ana Rita Da. Entre cores, linhas e movimentos: a arte africana na sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20941>. Acesso em: 05/11/2024 11:35
Este texto tem o objetivo de comunicar uma experiência desenvolvida com alunos do ensino médio, a partir de um projeto de ensino intitulado Educação para as Relações Étnico-Raciais. O projeto foi realizado em integração com várias disciplinas, entre as quais a Arte, cuja proposta de ensino envolveu o acesso, as discussões, interpretações e ressignificações dos elementos simbólicos inerentes às culturas africanas, com seus coloridos, formas e movimentos peculiares. A disciplina Arte buscou promover a compreensão crítica das produções artísticas, especialmente a pintura africana, visando o conhecimento e o reconhecimento de alguns de seus aspectos estéticos e culturais, levando em conta que o conhecimento acerca das diferentes expressões artísticas amplia visões de mundo e desfaz preconceitos em torno de manifestações culturais consideradas diferentes. As atividades realizadas pelos alunos envolveram a leitura de imagens de arte africana e afro-brasileira, a produção de trabalhos artísticos inspirados na estética africana e a vivência cultural africana Ojó Odé, no Espaço Cultural Vila Esperança, na Cidade de Goiás. Concluímos, nessa experiência, sobre a importância de um processo de ensino focado na diversidade, na ampliação da educação estética nas escolas para além da arte europeia, masculina e branca, que tradicionalmente orientou o ensino de arte nas escolas e na compreensão da arte como produção simbólica, sem estabelecer juízo de valor que faça distinção entre os significados das diversas culturas.