Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUAL A RELIGIÃO DO CURRÍCULO? INDAGAÇÕES, CONCEPÇÕES E REFERENCIALIDADES AO ENSINO RELIGIOSO

Palavra-chaves: ENSINO RELIGIOSO, CURRÍCULO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22092
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 359
    "inscrito_id" => 2618
    "titulo" => "QUAL A RELIGIÃO DO CURRÍCULO?  INDAGAÇÕES, CONCEPÇÕES E REFERENCIALIDADES AO ENSINO RELIGIOSO"
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de promover a reflexão do Ensino Religioso enquanto componente curricular, bem como as implicações e controvérsias de como é compreendido esse ensino no currículo escolar, apontando para a desconstrução e a ressignificação de práticas pedagógicas confessionais e prosélitas. Nessa perspectiva, apontamos aqui novos olhares e concepções acerca desse ensino, uma vez que temos a área da (s) Ciência (as) da (s) Religião (ões) a nível de graduação e pós-graduação que é a parte teórica e metodológica do Ensino Religioso, ao qual esse ensino se compromete em abordagens empíricas de transposições didáticas e pedagógicas dessa área. Nesse tocante, apresentamos iniciativas como um projeto de extensão para formação de professores de Ensino Religioso que apesar de estar em andamento podemos perceber que está obtendo resultados significativos para o reconhecimento do Ensino Religioso no currículo escolar que contribui para formação humana do cidadão, reconhecendo o outro e respeitando as diferenças, as particularidades diante da diversidade cultural religiosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, CURRÍCULO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID2618_18072016202407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MIRINALDA "
    "autor_email" => "mirirodrigues2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22092
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 359
    "inscrito_id" => 2618
    "titulo" => "QUAL A RELIGIÃO DO CURRÍCULO?  INDAGAÇÕES, CONCEPÇÕES E REFERENCIALIDADES AO ENSINO RELIGIOSO"
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de promover a reflexão do Ensino Religioso enquanto componente curricular, bem como as implicações e controvérsias de como é compreendido esse ensino no currículo escolar, apontando para a desconstrução e a ressignificação de práticas pedagógicas confessionais e prosélitas. Nessa perspectiva, apontamos aqui novos olhares e concepções acerca desse ensino, uma vez que temos a área da (s) Ciência (as) da (s) Religião (ões) a nível de graduação e pós-graduação que é a parte teórica e metodológica do Ensino Religioso, ao qual esse ensino se compromete em abordagens empíricas de transposições didáticas e pedagógicas dessa área. Nesse tocante, apresentamos iniciativas como um projeto de extensão para formação de professores de Ensino Religioso que apesar de estar em andamento podemos perceber que está obtendo resultados significativos para o reconhecimento do Ensino Religioso no currículo escolar que contribui para formação humana do cidadão, reconhecendo o outro e respeitando as diferenças, as particularidades diante da diversidade cultural religiosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, CURRÍCULO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID2618_18072016202407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MIRINALDA "
    "autor_email" => "mirirodrigues2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo tem o objetivo de promover a reflexão do Ensino Religioso enquanto componente curricular, bem como as implicações e controvérsias de como é compreendido esse ensino no currículo escolar, apontando para a desconstrução e a ressignificação de práticas pedagógicas confessionais e prosélitas. Nessa perspectiva, apontamos aqui novos olhares e concepções acerca desse ensino, uma vez que temos a área da (s) Ciência (as) da (s) Religião (ões) a nível de graduação e pós-graduação que é a parte teórica e metodológica do Ensino Religioso, ao qual esse ensino se compromete em abordagens empíricas de transposições didáticas e pedagógicas dessa área. Nesse tocante, apresentamos iniciativas como um projeto de extensão para formação de professores de Ensino Religioso que apesar de estar em andamento podemos perceber que está obtendo resultados significativos para o reconhecimento do Ensino Religioso no currículo escolar que contribui para formação humana do cidadão, reconhecendo o outro e respeitando as diferenças, as particularidades diante da diversidade cultural religiosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.