O estudo das dificuldades de aprendizagem e suas implicações é complexo em decorrência de diversos fatores. Vários conceitos e termos são encontrados para designar a dificuldade de aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo, apresentar alguns dos conceitos sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como, as suas implicações no processo de aprender. Como uma questão que abrange diversas áreas da aprendizagem e exige um trabalho multidisciplinar, a especificação do papel do psicólogo escolar e a sua contribuição nos programas de diagnóstico e intervenção se fazem necessário, para que seu trabalho diante das dificuldades apresentadas na escolarização possa ser efetivo, garantindo, ao mesmo tempo, reflexão e mudança de postura diante do entendimento desse espaço de atuação. O psicólogo escolar ou o professor não transmitem somente o conhecimento, mas também a atenção ao estudante, tendo cuidado, para que ocorra o aprendizado do mesmo, para que saiba se expressar com clareza e transmitir seus conhecimentos sem se sentir diferente por possuir transtorno, sendo igual na sua diferença. Trata-se de um estudo bibliográfico sistemático de cunho literário. O estudo foi pautado no tema norteador: A dificuldade de aprendizagem: um problema contemporâneo da educação. Para o levantamento dos artigos, realizou-se uma busca literária, de artigos que retratassem a temática referente à revisão integrativa/sistemática. A análise dos estudos selecionados e síntese dos dados extraídos dos artigos foram realizadas de forma descritiva das fases do processo da revisão sistemática, possibilitando observar, descrever os dados com intuito de reunir o conhecimento produzido sobre o tema explorado. A análise dos dados foi bastante criteriosa, visto que o revisor tem como objetivo nesta etapa, organizar e sumarizar as informações de maneira concisa, formando o banco de dados de fácil acesso e manejo.