Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE A CATEGORIA ALUNO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: ALUNO, ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20253
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1594
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE A CATEGORIA ALUNO  E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O trabalho tem por objetivo abordar o aluno como categoria de estudo, evidenciando a relevância de investigações sobre ser aluno e a formação docente. Trata-se de resgate teórico de autores que investigaram sobre o tema. São analisadas concepções sobre ser aluno, fundamentadas em um aporte teórico histórico-sociológico, bem como suas repercussões na/para a formação docente. A discussão ganha amplitude com as análises de dados obtidos junto a 110 estudantes da Rede Pública de Ensino que foram instigados, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas (roteiro semi-estruturado) a explicitarem, suas visões, sobre questões relacionadas ao ser aluno. Verifica-se a pertinência do importante exercício na formação docente (inicial ou continuada) de se exercitar a reflexão sociológica sobre a categoria aluno. Para que se possa realizar o exercício exposto de modo significativo é necessário que se compreenda essa categoria, articulando os estudos teóricos, e seus necessários diálogos com a realidade. O trabalho está dividido em três momentos para melhor sistematização. Primeiro, estrutura-se uma discussão teórica sobre a categoria aluno; em seguida, tecem-se articulações sobre a relação ser aluno e a formação docente e, por fim, apresentam-se algumas discussões preliminares obtidas a partir da tabulação e análise de resultados de dados coletados durante o percurso metodológico.  As “conclusões” não são fechadas, ficando abertas para sugestões; apontamentos; críticas e outras aprofundamentos que venham agregar conhecimento à área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ALUNO, ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID320_15082016104503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVANIA MELO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "ERIVANIA MORAIS"
    "autor_email" => "moraiserivania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20253
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1594
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE A CATEGORIA ALUNO  E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O trabalho tem por objetivo abordar o aluno como categoria de estudo, evidenciando a relevância de investigações sobre ser aluno e a formação docente. Trata-se de resgate teórico de autores que investigaram sobre o tema. São analisadas concepções sobre ser aluno, fundamentadas em um aporte teórico histórico-sociológico, bem como suas repercussões na/para a formação docente. A discussão ganha amplitude com as análises de dados obtidos junto a 110 estudantes da Rede Pública de Ensino que foram instigados, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas (roteiro semi-estruturado) a explicitarem, suas visões, sobre questões relacionadas ao ser aluno. Verifica-se a pertinência do importante exercício na formação docente (inicial ou continuada) de se exercitar a reflexão sociológica sobre a categoria aluno. Para que se possa realizar o exercício exposto de modo significativo é necessário que se compreenda essa categoria, articulando os estudos teóricos, e seus necessários diálogos com a realidade. O trabalho está dividido em três momentos para melhor sistematização. Primeiro, estrutura-se uma discussão teórica sobre a categoria aluno; em seguida, tecem-se articulações sobre a relação ser aluno e a formação docente e, por fim, apresentam-se algumas discussões preliminares obtidas a partir da tabulação e análise de resultados de dados coletados durante o percurso metodológico.  As “conclusões” não são fechadas, ficando abertas para sugestões; apontamentos; críticas e outras aprofundamentos que venham agregar conhecimento à área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ALUNO, ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID320_15082016104503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVANIA MELO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "ERIVANIA MORAIS"
    "autor_email" => "moraiserivania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O trabalho tem por objetivo abordar o aluno como categoria de estudo, evidenciando a relevância de investigações sobre ser aluno e a formação docente. Trata-se de resgate teórico de autores que investigaram sobre o tema. São analisadas concepções sobre ser aluno, fundamentadas em um aporte teórico histórico-sociológico, bem como suas repercussões na/para a formação docente. A discussão ganha amplitude com as análises de dados obtidos junto a 110 estudantes da Rede Pública de Ensino que foram instigados, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas (roteiro semi-estruturado) a explicitarem, suas visões, sobre questões relacionadas ao ser aluno. Verifica-se a pertinência do importante exercício na formação docente (inicial ou continuada) de se exercitar a reflexão sociológica sobre a categoria aluno. Para que se possa realizar o exercício exposto de modo significativo é necessário que se compreenda essa categoria, articulando os estudos teóricos, e seus necessários diálogos com a realidade. O trabalho está dividido em três momentos para melhor sistematização. Primeiro, estrutura-se uma discussão teórica sobre a categoria aluno; em seguida, tecem-se articulações sobre a relação ser aluno e a formação docente e, por fim, apresentam-se algumas discussões preliminares obtidas a partir da tabulação e análise de resultados de dados coletados durante o percurso metodológico. As “conclusões” não são fechadas, ficando abertas para sugestões; apontamentos; críticas e outras aprofundamentos que venham agregar conhecimento à área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.