PAIVA, Kalina Alessandra Rodrigues De et al.. Tribunal de júri: um capitulo à parte. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22328>. Acesso em: 23/12/2024 04:27
Tribunal de Júri: um CAPÍTUlo à parte é um relato de experiência e objetiva mostrar como o professor de literatura pode trabalhar a norma padrão da língua na oralidade, por meio do júri simulado, em turmas de Ensino Médio Técnico Integrado do IFRN, buscando desfazer ideias equivocadas que os alunos criaram em torno dela. Os resultados desse projeto de ensino demonstram formas de motivar a capacidade linguística oral dos educandos, despertando, ainda, o prazer de ler Machado de Assis. Durante o processo, os alunos são orientados a tomar como referência a Lei do século XIX que torna possível o julgamento. A seguir, estudam as categorias retóricas, sob a ótica aristotélica e criam provas coerentes, planejando o discurso oral que, a posteriori, é representado pelos advogados. Estudam, ainda, o etos aliado ao controle das emoções e à ética, a fim de refletir sobre a oralidade planejada. Por fim, problematizam, em discussões, empoderamento e misoginia. Para tanto, autores como Amossy, Aristóteles, Bakhtin, Chalita, Charaudeau, Machado de Assis, Pécora, Ramos, Schneuwly, Shakespeare, entre outros, orientam o processo de ensino-aprendizagem da literatura numa perspectiva dialógica, interativa e sociodiscursiva.