Este artigo pretende analisar as contribuições da música no processo ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes de Lima Capim-PB. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que apresenta especificidade que precisam ser consideradas por se tratar de uma educação voltada a um público específico, ou seja, alunos que não tiveram oportunidade ao acesso à educação nas outras etapas da vida devido a algumas circunstâncias, alguns alunos tem seu primeiro contato com a escola na fase adulta o qual deve ser visto e trabalhado de modo especifico. O presente trabalho corresponde a um estudo de caráter bibliográfico, que se baseia em leituras de periódicos, livros, revistas, artigos, bem como nos escritos de autores que discutem essa temática, subsidiando a discussão a respeito do uso da musicalidade no ensino da Educação de Jovens e Adultos. Desta forma é de fundamental importância a utilização deste recurso nesta modalidade de ensino, uma vez que contribui para o desenvolvimento da criatividade, contribui com a interação entre os sujeitos e estimula a consciência crítica. Evidenciamos com esse estudo a necessidade de trabalhar os conteúdos curriculares com os educandos da EJA numa perspectiva lúdica e crítica, não no sentido de infantilizar a modalidade, mas de torná-la atrativa e participativa, utilizando recursos lúdicos pertinentes as temáticas trabalhadas, e que sejam relacionados os conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula com o cotidiano dos educandos para que desta forma sejam capazes de realizar a leitura de mundo.