A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19977 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1303 "inscrito_id" => 947 "titulo" => "A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES" "resumo" => "A prática de monitoria durante a graduação proporciona benefícios tanto para o monitor como para o professor orientador e os alunos monitorados. O aluno monitor tem a oportunidade de adquirir experiências relacionadas com a prática docente ao mesmo tempo em que o professor que o orienta pode contar com a sua ajuda para desenvolvimentos de atividades inerentes a disciplina a qual leciona. Os monitorados, por sua vez, encontram suporte na monitoria durante o processo de construção do conhecimento. A disciplina Botânica Criptogâmica, ministrada no primeiro período do curso de Ciências Biológicas, no Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contou com a participação de três monitores durante o período 2015.1, que desempenharam atividades de atendimento e reforço de alunos assim como a participação e auxilio nas aulas teóricas e praticas da disciplina. Após o desenvolvimento dessas atividades surgiu o interesse de investigar se a prática de monitoria contribui no processo de aprendizagem dos alunos monitorados. Para tanto, aplicou-se um questionário aos alunos que frequentavam a monitoria. Com a análise do questionário pode-se perceber que a monitoria fez diferença para esses alunos, já que segundo os mesmos a monitoria, dentre outras contribuições, favoreceu o entendimento dos conteúdos da disciplina. Desse modo pode-se concluir que foi de suma importância à atividade de monitoria, no referido período, para esses alunos que buscaram o apoio e suporte dos monitores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "MONITORES, BENEFÍCIOS, GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID947_14082016165830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MERIS DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MERIS OLIVEIRA" "autor_email" => "merisoliveira21@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19977 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1303 "inscrito_id" => 947 "titulo" => "A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES" "resumo" => "A prática de monitoria durante a graduação proporciona benefícios tanto para o monitor como para o professor orientador e os alunos monitorados. O aluno monitor tem a oportunidade de adquirir experiências relacionadas com a prática docente ao mesmo tempo em que o professor que o orienta pode contar com a sua ajuda para desenvolvimentos de atividades inerentes a disciplina a qual leciona. Os monitorados, por sua vez, encontram suporte na monitoria durante o processo de construção do conhecimento. A disciplina Botânica Criptogâmica, ministrada no primeiro período do curso de Ciências Biológicas, no Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contou com a participação de três monitores durante o período 2015.1, que desempenharam atividades de atendimento e reforço de alunos assim como a participação e auxilio nas aulas teóricas e praticas da disciplina. Após o desenvolvimento dessas atividades surgiu o interesse de investigar se a prática de monitoria contribui no processo de aprendizagem dos alunos monitorados. Para tanto, aplicou-se um questionário aos alunos que frequentavam a monitoria. Com a análise do questionário pode-se perceber que a monitoria fez diferença para esses alunos, já que segundo os mesmos a monitoria, dentre outras contribuições, favoreceu o entendimento dos conteúdos da disciplina. Desse modo pode-se concluir que foi de suma importância à atividade de monitoria, no referido período, para esses alunos que buscaram o apoio e suporte dos monitores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "MONITORES, BENEFÍCIOS, GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID947_14082016165830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MERIS DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MERIS OLIVEIRA" "autor_email" => "merisoliveira21@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }