Resumo: Este trabalho faz parte da minha pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar a construção e aplicação de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel para, através da metodologia de emergência de conceitos de Marcus Túlio Pinheiro, identificar elementos importantes a serem considerados, durante o estudo das funções polinomiais do 1º grau. Foi aplicada em dois grupos de três alunos, do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Salvador-Ba. As dificuldades encontradas pelos estudantes durante o estudo da álgebra, especificamente funções, a importância desse estudo para a prática da vida diária dos alunos e a possibilidade de minimizar os problemas gerados pela falta desses conhecimentos no decorrer do Ensino Médio e nos cursos de graduação, explica a necessidade de construção de sequências didáticas com propostas que possibilitem uma aprendizagem significativa. É necessário repensar o fazer pedagógico com o propósito de mudar e assim, construir sequências didáticas para o professor tê-las como referência para uma prática de sala de aula com embasamento teórico que dê sustentação aos métodos aplicados. Estes, devem atender a uma proposta baseada na resolução de problemas onde a investigação deverá estar sempre presente e o aluno é estimulado a conjecturar, experimentar, refletir e tirar suas próprias conclusões. Espera-se que esta sequência, seja a base para outras, construídas com o propósito de dar significado às fórmulas, equações, regras e procedimentos realizados durante o estudo das funções polinomiais do 1º grau.