Este artigo é resultado de uma experiência vivenciada durante o “dia da matemática” em uma escola da rede privada da cidade do Recife. Seu principal objetivo foi apresentar as contribuições de jogos pedagógicos para a aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos. Participaram da pesquisa alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Por meio da aplicação dos jogos e de observações, constatou-se que os alunos participaram ativamente das atividades não ficando como meros receptores do conhecimento. Os alunos apresentaram algumas dificuldades, como: entendimento das regras dos jogos, mas que foram de imediatas sanadas. Ao que concernem os conteúdos de matemática envolvidos, os alunos desenvolveram algumas estratégias nas resoluções dos problemas envolvendo estimativas de grandezas, através de argumentações e de tentativas e erros em busca de respostas plausíveis, por sua vez, nas situações envolvendo o jogo de figuras geométricas alguns alunos tiveram dificuldades na identificação de algumas figuras, mas que logo conseguiram resolver, além disso, houve um bom desenvolvimento do raciocínio lógico, por último, ao trabalhar a trilha aditiva foi possível constatar que os alunos preferem trabalhar com situações no estilo do “arme e efetue” apresentando dificuldades em situações problemas, mas mesmo assim, se sentiram motivados em participar havendo uma troca de conhecimentos com seus colegas.