Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR A TEMÁTICA GLOBALIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA E RECURSO DIDÁTICO, GLOBALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20998
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1538
    "inscrito_id" => 4791
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR A TEMÁTICA GLOBALIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho fundamenta-se na necessidade de ampliar a linguagem geográfica mediante metodologias alternativas e recursos didáticos que permitam desenvolver a compreensão espacial dos discentes, na esfera das intervenções realizadas na E.E.E.F.M. São Sebastião, na cidade de Campina Grande/PB, que integra o subprojeto de Geografia, no âmbito da PIBID/CAPES/UEPB. Para iniciar as atividades, foi necessária uma análise das possíveis lacunas no processo de ensino aprendizagem, em convergência a inserção de práxis que contribuíssem por meio do cotidiano, analisar as mutações espaciais da globalização. Haja vista, ser uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, fora pertinente desenvolver estratégias que possibilitassem o interesse pela disciplina. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é analisar como as novas abordagens no ensino de geografia, permitiram a compreensão da globalização nas diversas escalas. A pesquisa obedeceu às seguintes fases: aplicação dos questionários, após analise, a música foi o primeiro recurso didático utilizado na busca de expandir o entendimento nas diversas escalas, dando-se ênfase às conseqüências deste processo no lugar de vivência; em seguida, o jogo de tabuleiro como método lúdico para desenvolver habilidades e competências imprescindíveis no entendimento da temática. Os resultados desta experiência demonstraram a importância de novas metodologias e recursos didáticos nas aulas de Geografia, tendo em vista ser relevante aprimorar a linguagem geográfica, ampliando a capacidade de compreender as transformações espaciais da globalização, suas problemáticas para a construção da cidadania, o que através do PIBID, proporcionam essa junção com intervenções didático-pedagógicas qualitativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA E RECURSO DIDÁTICO, GLOBALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4791_15082016080021.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE FABRIZIA ALVES NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FABRIZIA ALVES"
    "autor_email" => "fabriziaalves99@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20998
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1538
    "inscrito_id" => 4791
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR A TEMÁTICA GLOBALIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho fundamenta-se na necessidade de ampliar a linguagem geográfica mediante metodologias alternativas e recursos didáticos que permitam desenvolver a compreensão espacial dos discentes, na esfera das intervenções realizadas na E.E.E.F.M. São Sebastião, na cidade de Campina Grande/PB, que integra o subprojeto de Geografia, no âmbito da PIBID/CAPES/UEPB. Para iniciar as atividades, foi necessária uma análise das possíveis lacunas no processo de ensino aprendizagem, em convergência a inserção de práxis que contribuíssem por meio do cotidiano, analisar as mutações espaciais da globalização. Haja vista, ser uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, fora pertinente desenvolver estratégias que possibilitassem o interesse pela disciplina. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é analisar como as novas abordagens no ensino de geografia, permitiram a compreensão da globalização nas diversas escalas. A pesquisa obedeceu às seguintes fases: aplicação dos questionários, após analise, a música foi o primeiro recurso didático utilizado na busca de expandir o entendimento nas diversas escalas, dando-se ênfase às conseqüências deste processo no lugar de vivência; em seguida, o jogo de tabuleiro como método lúdico para desenvolver habilidades e competências imprescindíveis no entendimento da temática. Os resultados desta experiência demonstraram a importância de novas metodologias e recursos didáticos nas aulas de Geografia, tendo em vista ser relevante aprimorar a linguagem geográfica, ampliando a capacidade de compreender as transformações espaciais da globalização, suas problemáticas para a construção da cidadania, o que através do PIBID, proporcionam essa junção com intervenções didático-pedagógicas qualitativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA E RECURSO DIDÁTICO, GLOBALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4791_15082016080021.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE FABRIZIA ALVES NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FABRIZIA ALVES"
    "autor_email" => "fabriziaalves99@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho fundamenta-se na necessidade de ampliar a linguagem geográfica mediante metodologias alternativas e recursos didáticos que permitam desenvolver a compreensão espacial dos discentes, na esfera das intervenções realizadas na E.E.E.F.M. São Sebastião, na cidade de Campina Grande/PB, que integra o subprojeto de Geografia, no âmbito da PIBID/CAPES/UEPB. Para iniciar as atividades, foi necessária uma análise das possíveis lacunas no processo de ensino aprendizagem, em convergência a inserção de práxis que contribuíssem por meio do cotidiano, analisar as mutações espaciais da globalização. Haja vista, ser uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, fora pertinente desenvolver estratégias que possibilitassem o interesse pela disciplina. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é analisar como as novas abordagens no ensino de geografia, permitiram a compreensão da globalização nas diversas escalas. A pesquisa obedeceu às seguintes fases: aplicação dos questionários, após analise, a música foi o primeiro recurso didático utilizado na busca de expandir o entendimento nas diversas escalas, dando-se ênfase às conseqüências deste processo no lugar de vivência; em seguida, o jogo de tabuleiro como método lúdico para desenvolver habilidades e competências imprescindíveis no entendimento da temática. Os resultados desta experiência demonstraram a importância de novas metodologias e recursos didáticos nas aulas de Geografia, tendo em vista ser relevante aprimorar a linguagem geográfica, ampliando a capacidade de compreender as transformações espaciais da globalização, suas problemáticas para a construção da cidadania, o que através do PIBID, proporcionam essa junção com intervenções didático-pedagógicas qualitativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.