O presente trabalho fundamenta-se na necessidade de ampliar a linguagem geográfica mediante metodologias alternativas e recursos didáticos que permitam desenvolver a compreensão espacial dos discentes, na esfera das intervenções realizadas na E.E.E.F.M. São Sebastião, na cidade de Campina Grande/PB, que integra o subprojeto de Geografia, no âmbito da PIBID/CAPES/UEPB. Para iniciar as atividades, foi necessária uma análise das possíveis lacunas no processo de ensino aprendizagem, em convergência a inserção de práxis que contribuíssem por meio do cotidiano, analisar as mutações espaciais da globalização. Haja vista, ser uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, fora pertinente desenvolver estratégias que possibilitassem o interesse pela disciplina. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é analisar como as novas abordagens no ensino de geografia, permitiram a compreensão da globalização nas diversas escalas. A pesquisa obedeceu às seguintes fases: aplicação dos questionários, após analise, a música foi o primeiro recurso didático utilizado na busca de expandir o entendimento nas diversas escalas, dando-se ênfase às conseqüências deste processo no lugar de vivência; em seguida, o jogo de tabuleiro como método lúdico para desenvolver habilidades e competências imprescindíveis no entendimento da temática. Os resultados desta experiência demonstraram a importância de novas metodologias e recursos didáticos nas aulas de Geografia, tendo em vista ser relevante aprimorar a linguagem geográfica, ampliando a capacidade de compreender as transformações espaciais da globalização, suas problemáticas para a construção da cidadania, o que através do PIBID, proporcionam essa junção com intervenções didático-pedagógicas qualitativas.