Os jogos didáticos caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar uma ferramenta pedagógica mais atrativa que atendesse às necessidades mais urgentes dos educandos na atualidade, além de verificar o nível de interesse dos alunos pelas aplicações de jogos como instrumento de ensino. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos foi uma estratégia viável para transmitir os diversos conteúdos da biologia, uma vez que ela favorece a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. Os jogos foram elaborados com base na literatura referente aos jogos didáticos e aos conteúdos. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários contendo questões objetivas e subjetivas, pré e pós- jogo, a alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, localizada no município de Paulista/PB. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem e a utilização do jogo testado foi satisfatória enquanto instrumento facilitador da aprendizagem dos conteúdos de biologia.