Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO, APRENDIZAGEM, BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19910
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1765
    "inscrito_id" => 9888
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Os jogos didáticos caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar uma ferramenta pedagógica mais atrativa que atendesse às necessidades mais urgentes dos educandos na atualidade, além de verificar o nível de interesse dos alunos pelas aplicações de jogos como instrumento de ensino. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos foi uma estratégia viável para transmitir os diversos conteúdos da biologia, uma vez que ela favorece a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. Os jogos foram elaborados com base na literatura referente aos jogos didáticos e aos conteúdos. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários contendo questões objetivas e subjetivas, pré e pós- jogo, a alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, localizada no município de Paulista/PB. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem e a utilização do jogo testado foi satisfatória enquanto instrumento facilitador da aprendizagem dos conteúdos de biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO, APRENDIZAGEM, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9888_15082016143116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA FERREIRA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "RITA DE CÁSSIA"
    "autor_email" => "ritadcassia-paulista@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19910
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1765
    "inscrito_id" => 9888
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Os jogos didáticos caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar uma ferramenta pedagógica mais atrativa que atendesse às necessidades mais urgentes dos educandos na atualidade, além de verificar o nível de interesse dos alunos pelas aplicações de jogos como instrumento de ensino. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos foi uma estratégia viável para transmitir os diversos conteúdos da biologia, uma vez que ela favorece a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. Os jogos foram elaborados com base na literatura referente aos jogos didáticos e aos conteúdos. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários contendo questões objetivas e subjetivas, pré e pós- jogo, a alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, localizada no município de Paulista/PB. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem e a utilização do jogo testado foi satisfatória enquanto instrumento facilitador da aprendizagem dos conteúdos de biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO, APRENDIZAGEM, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9888_15082016143116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA FERREIRA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "RITA DE CÁSSIA"
    "autor_email" => "ritadcassia-paulista@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Os jogos didáticos caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar uma ferramenta pedagógica mais atrativa que atendesse às necessidades mais urgentes dos educandos na atualidade, além de verificar o nível de interesse dos alunos pelas aplicações de jogos como instrumento de ensino. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos foi uma estratégia viável para transmitir os diversos conteúdos da biologia, uma vez que ela favorece a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. Os jogos foram elaborados com base na literatura referente aos jogos didáticos e aos conteúdos. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários contendo questões objetivas e subjetivas, pré e pós- jogo, a alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, localizada no município de Paulista/PB. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem e a utilização do jogo testado foi satisfatória enquanto instrumento facilitador da aprendizagem dos conteúdos de biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.